Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42523
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HENRIQUE, Profº. Dr. Marcos Luiz | - |
dc.contributor.author | DANTAS, Vanessa Moura da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T17:42:11Z | - |
dc.date.available | 2022-01-21T17:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-15 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Vanessa Moura da Silva. Concepções de licenciandos em matemática acerca do conteúdo congruência modular na sua prática docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42523 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetivou investigar a concepção dos discentes de matemática da UFPE/CAA, que já cursaram ou estão cursando a disciplina Teoria dos Números, sobre o conteúdo Congruência Modular e como relaciona-lo com conteúdos fundamentados por ele na Educação Básica. Bem como se esses discentes se sentem mais preparados para ensinar na Educação Básica após estudarem a Congruência Modular no Ensino Superior. Considerando que o curso de Matemática-Licenciatura tem como objetivo a formação de professores de matemática, isto é, de profissionais que terão como tarefa educar através da matemática, é relevante conhecer como os estudantes do curso relacionam os conteúdos do Ensino Superior com a sua prática docente. Nesse sentido, foi proposta uma pesquisa qualitativa e descritiva, a fim de identificar essas concepções com uma amostra de estudantes do curso de Matemática-Licenciatura. Devido à pandemia por COVID-19 e ao confinamento social imposto como uma das ações de combate, a coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado do Google Formulários. Os resultados deste trabalho apontam que o conteúdo é abordado no Ensino Superior de modo relacionado com os conteúdos da Educação Básica, e que, mesmo que uma parte dos estudantes participantes desta pesquisa ainda não atuem como docentes, há um reconhecimento, por parte deles, da importância de que sejam abordados, na formação de professores de matemática, temas que se aproximem da prática na Educação Básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Congruência modular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Aplicação | pt_BR |
dc.title | Concepções de licenciandos em matemática acerca do conteúdo congruência modular na sua prática docente. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Profª. M.ª Lidiane Pereira de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7009573939541604 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3103828419121683 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aimed to investigate the conception of mathematics students at UFPE/CAA, who have taken or are currently taking the Number Theory course, about the Modular Congruence content and how they relate it to the underlying foundations taught in Basic Education, as well as whether the students feel more prepared to teach such contents in Basic Education after studying Modular Congruence in Higher Education. Considering that the Mathematics degree we are referring to aims at training mathematics teachers, that is, professionals who will have the task of educating through mathematics, it is important to know how the students relate the contents of Higher Education with their practice as teachers. In this sense, a qualitative and descriptive research was proposed in order to identify these conceptions in mathematics students. Due to the COVID-19 pandemic and the social confinement imposed as one of the combat actions, data collection was carried out through a structured Google Forms questionnaire. The results of this work show that the content is approached in Higher Education in a way related to the contents of Basic Education, and that, even though a part of the participating students in this research still does not act as teachers, *they recognize the importance of addressing, in the training of mathematics teachers, topics that are close to the practice in Basic Education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7831384722352847 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0260-4751 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Vanessa Dantas.pdf | 704,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons