Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42523

Compartilhe esta página

Título: Concepções de licenciandos em matemática acerca do conteúdo congruência modular na sua prática docente.
Autor(es): DANTAS, Vanessa Moura da Silva
Palavras-chave: Formação docente; Congruência modular; Aprendizagem matemática; Aplicação
Data do documento: 14-Dez-2021
Citação: DANTAS, Vanessa Moura da Silva. Concepções de licenciandos em matemática acerca do conteúdo congruência modular na sua prática docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho objetivou investigar a concepção dos discentes de matemática da UFPE/CAA, que já cursaram ou estão cursando a disciplina Teoria dos Números, sobre o conteúdo Congruência Modular e como relaciona-lo com conteúdos fundamentados por ele na Educação Básica. Bem como se esses discentes se sentem mais preparados para ensinar na Educação Básica após estudarem a Congruência Modular no Ensino Superior. Considerando que o curso de Matemática-Licenciatura tem como objetivo a formação de professores de matemática, isto é, de profissionais que terão como tarefa educar através da matemática, é relevante conhecer como os estudantes do curso relacionam os conteúdos do Ensino Superior com a sua prática docente. Nesse sentido, foi proposta uma pesquisa qualitativa e descritiva, a fim de identificar essas concepções com uma amostra de estudantes do curso de Matemática-Licenciatura. Devido à pandemia por COVID-19 e ao confinamento social imposto como uma das ações de combate, a coleta de dados foi realizada através de questionário estruturado do Google Formulários. Os resultados deste trabalho apontam que o conteúdo é abordado no Ensino Superior de modo relacionado com os conteúdos da Educação Básica, e que, mesmo que uma parte dos estudantes participantes desta pesquisa ainda não atuem como docentes, há um reconhecimento, por parte deles, da importância de que sejam abordados, na formação de professores de matemática, temas que se aproximem da prática na Educação Básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42523
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vanessa Dantas.pdf704,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons