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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42519

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Title: Estudo de equações diferenciais por meio da modelagem de problemas do tipo predador - presa na formação docente.
Authors: SILVA, Gabriella Freitas
Keywords: Orquestração Instrumental; Modelagem; Formação de professores; Equações Diferenciais
Issue Date: 15-Dec-2021
Citation: SILVA, Gabriella Freitas. Estudo de equações diferenciais por meio da modelagem de problemas do tipo predador - presa na formação docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Compreende-se que de forma recorrente os licenciandos não conseguem relacionar as disciplinas específicas de Matemática com sua atuação como futuros docentes na Educação Básica. Visto isso, essa pesquisa tem como objetivo construir e validar uma Orquestração Instrumental de Formação em torno da modelagem de uma situação do tipo Predador-Presa, por meio de Equações Diferenciais (ED), que possa contribuir com a aprendizagem dos conceitos de ED. Como aporte teórico para construção da OI, fundamentamos o Modelo (TROUCHE, 2005) a partir dos conceitos de situação, esquema (VERGNAUD, 1996, 2002) e gênese instrumental (RABARDEL, 1995). Com a finalidade de atingir nossos objetivos, construímos uma OI para uma oficina intitulada “Modelagem de Problemas do Tipo Predador-Presa na Formação Docente”, vivenciada no formato remoto, em que partimos de situações envolvendo o problema do tipo Predador-Presa e a modelagem das equações de Lotka-Volterra, com auxílio de uma planilha como artefato principal. Sua aplicação contou com dois estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA que já tinham cursado a disciplina de ED. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários disponibilizados para os participantes durante a oficina, bem como a gravação de tela desse momento. A partir da análise dos dados, percebemos que os participantes puderam refletir e realizar suposições sobre o modelo e compreender o que os cálculos significam no contexto real, trazendo significado para o que estava sendo estudado. Além disso, percebemos a importância de diversificar a abordagem dessa disciplina, bem como a necessidade de integrar tecnologias à sala de aula. Essa discussão possibilitou desenvolver uma abordagem que não enfoca a memorização de técnicas e resolução de exercícios, mas em trabalhar com as equações de maneira qualitativa para que se discuta o uso de Matemática na sociedade de forma crítica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42519
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

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