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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42519
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERREIRA, Veronica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriella Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-21T00:34:25Z | - |
dc.date.available | 2022-01-21T00:34:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriella Freitas. Estudo de equações diferenciais por meio da modelagem de problemas do tipo predador - presa na formação docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42519 | - |
dc.description.abstract | Compreende-se que de forma recorrente os licenciandos não conseguem relacionar as disciplinas específicas de Matemática com sua atuação como futuros docentes na Educação Básica. Visto isso, essa pesquisa tem como objetivo construir e validar uma Orquestração Instrumental de Formação em torno da modelagem de uma situação do tipo Predador-Presa, por meio de Equações Diferenciais (ED), que possa contribuir com a aprendizagem dos conceitos de ED. Como aporte teórico para construção da OI, fundamentamos o Modelo (TROUCHE, 2005) a partir dos conceitos de situação, esquema (VERGNAUD, 1996, 2002) e gênese instrumental (RABARDEL, 1995). Com a finalidade de atingir nossos objetivos, construímos uma OI para uma oficina intitulada “Modelagem de Problemas do Tipo Predador-Presa na Formação Docente”, vivenciada no formato remoto, em que partimos de situações envolvendo o problema do tipo Predador-Presa e a modelagem das equações de Lotka-Volterra, com auxílio de uma planilha como artefato principal. Sua aplicação contou com dois estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA que já tinham cursado a disciplina de ED. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários disponibilizados para os participantes durante a oficina, bem como a gravação de tela desse momento. A partir da análise dos dados, percebemos que os participantes puderam refletir e realizar suposições sobre o modelo e compreender o que os cálculos significam no contexto real, trazendo significado para o que estava sendo estudado. Além disso, percebemos a importância de diversificar a abordagem dessa disciplina, bem como a necessidade de integrar tecnologias à sala de aula. Essa discussão possibilitou desenvolver uma abordagem que não enfoca a memorização de técnicas e resolução de exercícios, mas em trabalhar com as equações de maneira qualitativa para que se discuta o uso de Matemática na sociedade de forma crítica. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Orquestração Instrumental | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Equações Diferenciais | pt_BR |
dc.title | Estudo de equações diferenciais por meio da modelagem de problemas do tipo predador - presa na formação docente. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7278853293111162 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
dc.description.abstractx | We understand that regular students cannot relate the specific disciplines of Mathematics with their performance as to future teachers in Basic Education. Given this, this research aims to build and validate an Instrumental Orchestration (IO) of Training around the modeling of Predator-Prey situations through Differential Equations (DE), which motivates the undergraduate in Mathematics to learn Differential Equations. As a theoretical contribution to the construction of the IO, we base the Instrumentation Orchestration Model (TROUCHE, 2005) from the concepts of situation, scheme (VERGNAUD, 1996, 2002), and instrumental genesis (RABARDEL,1995). To achieve our goals, we built an IO for a workshop entitled "Predator-Prey Problem Modeling in Teacher Training", experienced in the remote format, where we present situations involving the Predator-Prey problem and the modeling of the Lotka-Volterra equations as possible with the aid of a spreadsheet as the main artifact, its application featured two students of the course Matemática-Licenciatura of UFPE/CAA who had already studied the discipline of DE. The data collection was carried out through forms made available to participants during the workshop and screen recording of that moment. From the data analysis, we noticed that the participants were can to reflect and make assumptions about the model and understand what calculations mean in your context, bringing meaning to what was studied. In addition, the importance of diversifying the approach of this discipline as well as the need to integrate technologies in the classroom. This discussion made it possible to develop a perspective that is not focused only on decorating techniques and solving exercises, but works with equations qualitatively so that the use of Mathematics in society for debated critically. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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