Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42485
Share on
Title: | Recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de média aritmética: uma análise com base nos significados, invariantes e representações apresentadas |
Authors: | LINS, Sivonaldo de Souza |
Keywords: | Média Aritmética; Applets; GeoGebra |
Issue Date: | 7-Jan-2022 |
Citation: | LINS, Sivonaldo de Souza. Recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de média aritmética: uma análise com base nos significados, invariantes e representações apresentadas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Este estudo objetivou analisar o conceito de Média Aritmética apresentado pelos (applets) materiais didáticos disponibilizados no site GeoGebra. Especificamente discutimos sobre os significados, as representações e os invariantes de média aritmética que podem ser abordados nesses materiais didáticos tendo como base a Teoria dos Campos Conceituais, de Gerard Vergnaud. Para esta pesquisa realizamos um levantamento de todos os applets que envolvem o conteúdo de média aritmética simples, dispostas no site do software GeoGebra. Ao fazermos o levantamento, encontramos onze applets relacionados a aplicabilidade de médias aritméticas no geral. Logo após o levantamento dos aplicativos realizamos a análise utilizando como base a discussão do campo conceitual de média aritmética discutido em pesquisas anteriores. A partir da análise dos applets no GeoGebra foi possível perceber o quanto esses recursos tecnológicos são importantes e podem ajudar na metodologia dos professores e facilitar o entendimento dos alunos em relação ao conceito da média aritmética simples, principalmente neste momento em que o ensino e aprendizagem está dependente do uso das tecnologias. Em síntese, por meio de toda análise e estudo realizado, além das sugestões levantadas para uma melhor aplicação dos applets, foi possível concluir que o uso do GeoGebra pode auxiliar e fomentar o processo de ensino-aprendizagem da estatística, especificamente da média aritmética simples, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42485 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sivonaldo de Souza Lins 3.pdf | 923,77 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License