Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42485

Share on

Title: Recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de média aritmética: uma análise com base nos significados, invariantes e representações apresentadas
Authors: LINS, Sivonaldo de Souza
Keywords: Média Aritmética; Applets; GeoGebra
Issue Date: 7-Jan-2022
Citation: LINS, Sivonaldo de Souza. Recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de média aritmética: uma análise com base nos significados, invariantes e representações apresentadas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: Este estudo objetivou analisar o conceito de Média Aritmética apresentado pelos (applets) materiais didáticos disponibilizados no site GeoGebra. Especificamente discutimos sobre os significados, as representações e os invariantes de média aritmética que podem ser abordados nesses materiais didáticos tendo como base a Teoria dos Campos Conceituais, de Gerard Vergnaud. Para esta pesquisa realizamos um levantamento de todos os applets que envolvem o conteúdo de média aritmética simples, dispostas no site do software GeoGebra. Ao fazermos o levantamento, encontramos onze applets relacionados a aplicabilidade de médias aritméticas no geral. Logo após o levantamento dos aplicativos realizamos a análise utilizando como base a discussão do campo conceitual de média aritmética discutido em pesquisas anteriores. A partir da análise dos applets no GeoGebra foi possível perceber o quanto esses recursos tecnológicos são importantes e podem ajudar na metodologia dos professores e facilitar o entendimento dos alunos em relação ao conceito da média aritmética simples, principalmente neste momento em que o ensino e aprendizagem está dependente do uso das tecnologias. Em síntese, por meio de toda análise e estudo realizado, além das sugestões levantadas para uma melhor aplicação dos applets, foi possível concluir que o uso do GeoGebra pode auxiliar e fomentar o processo de ensino-aprendizagem da estatística, especificamente da média aritmética simples, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42485
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sivonaldo de Souza Lins 3.pdf923,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons