Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42485
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | LINS, Sivonaldo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-17T05:42:52Z | - |
dc.date.available | 2022-01-17T05:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-13 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Sivonaldo de Souza. Recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de média aritmética: uma análise com base nos significados, invariantes e representações apresentadas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42485 | - |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou analisar o conceito de Média Aritmética apresentado pelos (applets) materiais didáticos disponibilizados no site GeoGebra. Especificamente discutimos sobre os significados, as representações e os invariantes de média aritmética que podem ser abordados nesses materiais didáticos tendo como base a Teoria dos Campos Conceituais, de Gerard Vergnaud. Para esta pesquisa realizamos um levantamento de todos os applets que envolvem o conteúdo de média aritmética simples, dispostas no site do software GeoGebra. Ao fazermos o levantamento, encontramos onze applets relacionados a aplicabilidade de médias aritméticas no geral. Logo após o levantamento dos aplicativos realizamos a análise utilizando como base a discussão do campo conceitual de média aritmética discutido em pesquisas anteriores. A partir da análise dos applets no GeoGebra foi possível perceber o quanto esses recursos tecnológicos são importantes e podem ajudar na metodologia dos professores e facilitar o entendimento dos alunos em relação ao conceito da média aritmética simples, principalmente neste momento em que o ensino e aprendizagem está dependente do uso das tecnologias. Em síntese, por meio de toda análise e estudo realizado, além das sugestões levantadas para uma melhor aplicação dos applets, foi possível concluir que o uso do GeoGebra pode auxiliar e fomentar o processo de ensino-aprendizagem da estatística, especificamente da média aritmética simples, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. | pt_BR |
dc.format.extent | 50 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Média Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Applets | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.title | Recursos do Geogebra para o ensino e aprendizagem de média aritmética: uma análise com base nos significados, invariantes e representações apresentadas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3297097307904754 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to analyze the concept of Arithmetic Mean presented by the (applets) teaching materials available on the GeoGebra website. Specifically, we discuss the meanings, representations and invariants of arithmetic mean that can be approached in these teaching materials based on the Theory of Conceptual Fields, by Gerard Vergnaud. For this research, we carried out a survey of all applets that involve the content of simple arithmetic mean, arranged on the GeoGebra software website. When doing the survey, we found eleven applets related to the applicability of arithmetic averages in general. After surveying the applications, we performed the analysis using as a basis the discussion of the conceptual field of arithmetic mean discussed in previous research. From the analysis of the applets in GeoGebra, it was possible to perceive how important these technological resources are and can help in the methodology of teachers and facilitate students' understanding of the concept of the simple arithmetic mean, especially at a time when teaching and learning is dependent on the use of technologies. In summary, through all the analysis and study carried out, in addition to the suggestions raised for a better application of applets, it was possible to conclude that the use of GeoGebra can help and encourage the teaching-learning process of statistics, specifically the simple arithmetic mean, making classes more dynamic and interactive. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sivonaldo de Souza Lins 3.pdf | 923,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons