Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480

Comparte esta pagina

Título : Mito e tragédia na experiência educativa da Grécia antiga: Um olhar para a narrativa de Prometeu.
Autor : SOUZA, Djhone de Barros Chaves
Palabras clave : Mito Grego; Tragédia; Educação; Prometeu Acorrentado
Fecha de publicación : 16-dic-2021
Resumen : O mito e a tragédia contribuíram significativamente na experiência educativa da civilização grega arcaica e clássica. Neste texto abordaremos essa experiência em uma perspectiva histórica, partindo de uma pesquisa bibliográfica de autores da história da educação, pedagogia, antropólogos e estudiosos da tragédia grega. Buscamos compreender a partir da cultura grega, as relações entre o mito e a educação que se configurou em um instrumento educativo por meio da tragédia. Nesse processo, partimos da história da Grécia arcaica e clássica, descrevendo como a narrativa mítica caracteriza a cultura e a educação do povo grego, e posteriormente discutiremos o significado formativo da tragédia nessa sociedade. Para tanto, nos valemos da tragédia Prometeu Acorrentado de Ésquilo como modelo formativo dessa experiência. A partir desse estudo, reconhecemos o potencial formativo dessas narrativas, que tiveram relevante papel formativo no mundo grego, possibilitando pensar em um modelo de educação na atualidade que não esteja orientado por ideais utilitários, voltado à mera formação técnica, mas que avance na direção de uma formação mais ampla e humanizadora.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Pedagogia Djhone(2).pdf347,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons