Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorSOUZA, Djhone de Barros Chaves-
dc.date.accessioned2022-01-17T01:22:39Z-
dc.date.available2022-01-17T01:22:39Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.date.submitted2022-01-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42480-
dc.description.abstractO mito e a tragédia contribuíram significativamente na experiência educativa da civilização grega arcaica e clássica. Neste texto abordaremos essa experiência em uma perspectiva histórica, partindo de uma pesquisa bibliográfica de autores da história da educação, pedagogia, antropólogos e estudiosos da tragédia grega. Buscamos compreender a partir da cultura grega, as relações entre o mito e a educação que se configurou em um instrumento educativo por meio da tragédia. Nesse processo, partimos da história da Grécia arcaica e clássica, descrevendo como a narrativa mítica caracteriza a cultura e a educação do povo grego, e posteriormente discutiremos o significado formativo da tragédia nessa sociedade. Para tanto, nos valemos da tragédia Prometeu Acorrentado de Ésquilo como modelo formativo dessa experiência. A partir desse estudo, reconhecemos o potencial formativo dessas narrativas, que tiveram relevante papel formativo no mundo grego, possibilitando pensar em um modelo de educação na atualidade que não esteja orientado por ideais utilitários, voltado à mera formação técnica, mas que avance na direção de uma formação mais ampla e humanizadora.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMito Gregopt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrometeu Acorrentadopt_BR
dc.titleMito e tragédia na experiência educativa da Grécia antiga: Um olhar para a narrativa de Prometeu.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedagogia Djhone(2).pdf347,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons