Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42294

Compartilhe esta página

Título: Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física
Autor(es): LIMA, Dalvison Rodrigo de
Palavras-chave: Educação física para crianças; Esportes de aventura; Atividades físicas de aventura; Educação física escolar
Data do documento: 16-Abr-2021
Abstract: As práticas corporais de natureza surgiram da ruptura das práticas esportivas convencionas e hoje podem ser vivenciados nas escolas. Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo investigar como as práticas corporais de aventura contribuem para o desenvolvimento físico, social, senso crítico, consciência sobre preservação ambiental, movimentos corporais e desenvolvimento da cidadania das crianças e adolescentes e como os esportes e atividades de aventura podem ser incluídas nas escolas através das aulas de Educação Física. Para isso foi feito uma revisão de literatura usando livros e publicações cientificas presentes nas bases de dados: BERIME (LILACS) e SCIELO durante o período de 2000 e 2020 usando os seguintes descritores: Educação Física Escolar, Atividade Física de Aventura e Esportes de Aventura. Notou-se, porém, a pouca execução dos esportes de aventura nas escolas do Brasil e isso pode ser dar pelo fato da formação dos professores, que muitas vezes não possuem qualificação especifica na área. Concluiu-se que, os esportes de aventura podem ser abordados nas escolas como ferramenta pedagógica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42294
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima, Dalvison Rodrigo de.pdfLima, Dalvison Rodrigo de.861,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons