Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42294
Compartilhe esta página
Título: | Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física |
Autor(es): | LIMA, Dalvison Rodrigo de |
Palavras-chave: | Educação física para crianças; Esportes de aventura; Atividades físicas de aventura; Educação física escolar |
Data do documento: | 16-Abr-2021 |
Abstract: | As práticas corporais de natureza surgiram da ruptura das práticas esportivas convencionas e hoje podem ser vivenciados nas escolas. Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo investigar como as práticas corporais de aventura contribuem para o desenvolvimento físico, social, senso crítico, consciência sobre preservação ambiental, movimentos corporais e desenvolvimento da cidadania das crianças e adolescentes e como os esportes e atividades de aventura podem ser incluídas nas escolas através das aulas de Educação Física. Para isso foi feito uma revisão de literatura usando livros e publicações cientificas presentes nas bases de dados: BERIME (LILACS) e SCIELO durante o período de 2000 e 2020 usando os seguintes descritores: Educação Física Escolar, Atividade Física de Aventura e Esportes de Aventura. Notou-se, porém, a pouca execução dos esportes de aventura nas escolas do Brasil e isso pode ser dar pelo fato da formação dos professores, que muitas vezes não possuem qualificação especifica na área. Concluiu-se que, os esportes de aventura podem ser abordados nas escolas como ferramenta pedagógica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42294 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lima, Dalvison Rodrigo de.pdf | Lima, Dalvison Rodrigo de. | 861,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons