Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42294

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOLOGNESE, Lara Helegda-
dc.contributor.authorLIMA, Dalvison Rodrigo de-
dc.date.accessioned2021-12-17T16:06:57Z-
dc.date.available2021-12-17T16:06:57Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.date.submitted2021-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42294-
dc.description.abstractAs práticas corporais de natureza surgiram da ruptura das práticas esportivas convencionas e hoje podem ser vivenciados nas escolas. Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo investigar como as práticas corporais de aventura contribuem para o desenvolvimento físico, social, senso crítico, consciência sobre preservação ambiental, movimentos corporais e desenvolvimento da cidadania das crianças e adolescentes e como os esportes e atividades de aventura podem ser incluídas nas escolas através das aulas de Educação Física. Para isso foi feito uma revisão de literatura usando livros e publicações cientificas presentes nas bases de dados: BERIME (LILACS) e SCIELO durante o período de 2000 e 2020 usando os seguintes descritores: Educação Física Escolar, Atividade Física de Aventura e Esportes de Aventura. Notou-se, porém, a pouca execução dos esportes de aventura nas escolas do Brasil e isso pode ser dar pelo fato da formação dos professores, que muitas vezes não possuem qualificação especifica na área. Concluiu-se que, os esportes de aventura podem ser abordados nas escolas como ferramenta pedagógica.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEsportes de aventurapt_BR
dc.subjectAtividades físicas de aventurapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.titlePráticas corporais de aventura nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxAdventure bodily practices arose from the rupture of conventional sports practices and today they can be experienced in schools. This work was developed with the objective of investigating how an adventure bodily practices contribute to physical and social development, critical sense, about environmental preservation, body movements and the development of citizenship of children and adolescents and how adventure sports and activities can be included in activities. Schools through Physical Education classes. For this, a literature review was made using books and scientific publications present in the databases: BERIME (LILACS) and SCIELO during the period 2000 and 2020 using the following descriptors: School Physical Education, Adventure Physical Activity and Adventure Sports. Note, however, a little execution of adventure sports in schools in Brazil and this may be due to the fact of the training of teachers, who often do not have specific qualifications in the area. It was concluded that adventure sports could be combined in schools as a pedagogical tool.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima, Dalvison Rodrigo de.pdfLima, Dalvison Rodrigo de.861,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons