Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42292
Compartilhe esta página
Título: | Os estudos de gênero e sexualidade na formação e atuação dos profissionais e professores de educação física no Brasil |
Autor(es): | SILVA, Ygor Inacio |
Palavras-chave: | Estudos de gênero; Sexualidade; Capacitação profissional; Educação física |
Data do documento: | 30-Abr-2021 |
Abstract: | Este trabalho se trata de uma revisão narrativa da literatura, com trabalhos publicados entre os anos de 2011 e 2020. O objetivo do estudo foi identificar as contribuições dos estudos e teorias de gênero e sexualidade no processo de formação e atuação dos profissionais e professores de Educação Física (EF) no Brasil. Os resultados obtidos demonstram um aumento crescente de publicações sobre a temática, bem como, disciplinas voltadas para esses debates em alguns cursos de nível superior. Entretanto, ainda é possível identificar lacunas, erros epistemológicos, confusões de conceitos, e certa resistência à adesão desses temas nas salas de aula das Universidades e das escolas. O currículo de formação de profissionais e professores de EF ainda não preconiza os estudos de gênero e sexualidade como tema principal, ficando a critério dos discentes a busca pelo conteúdo, sendo colocado como tema transversal em disciplinas eletivas, na extensão universitária e nos debates extracurriculares. Esse cenário se concretiza na prática profissional com atitudes, discursos e condicionantes que demarcam lugares e exigem performances normativas, que segregam, marginalizam e excluem pessoas pelas suas identidades sexuais e de gênero que divergem do padrão social e cultural estabelecido. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42292 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Ygor Inacio.pdf | Silva, Ygor Inacio. | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons