Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42292

Compartilhe esta página

Título: Os estudos de gênero e sexualidade na formação e atuação dos profissionais e professores de educação física no Brasil
Autor(es): SILVA, Ygor Inacio
Palavras-chave: Estudos de gênero; Sexualidade; Capacitação profissional; Educação física
Data do documento: 30-Abr-2021
Abstract: Este trabalho se trata de uma revisão narrativa da literatura, com trabalhos publicados entre os anos de 2011 e 2020. O objetivo do estudo foi identificar as contribuições dos estudos e teorias de gênero e sexualidade no processo de formação e atuação dos profissionais e professores de Educação Física (EF) no Brasil. Os resultados obtidos demonstram um aumento crescente de publicações sobre a temática, bem como, disciplinas voltadas para esses debates em alguns cursos de nível superior. Entretanto, ainda é possível identificar lacunas, erros epistemológicos, confusões de conceitos, e certa resistência à adesão desses temas nas salas de aula das Universidades e das escolas. O currículo de formação de profissionais e professores de EF ainda não preconiza os estudos de gênero e sexualidade como tema principal, ficando a critério dos discentes a busca pelo conteúdo, sendo colocado como tema transversal em disciplinas eletivas, na extensão universitária e nos debates extracurriculares. Esse cenário se concretiza na prática profissional com atitudes, discursos e condicionantes que demarcam lugares e exigem performances normativas, que segregam, marginalizam e excluem pessoas pelas suas identidades sexuais e de gênero que divergem do padrão social e cultural estabelecido.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42292
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Ygor Inacio.pdfSilva, Ygor Inacio.1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons