Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42292
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORTO, Solange Maria Magalhães da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ygor Inacio | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-17T15:54:30Z | - |
dc.date.available | 2021-12-17T15:54:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42292 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho se trata de uma revisão narrativa da literatura, com trabalhos publicados entre os anos de 2011 e 2020. O objetivo do estudo foi identificar as contribuições dos estudos e teorias de gênero e sexualidade no processo de formação e atuação dos profissionais e professores de Educação Física (EF) no Brasil. Os resultados obtidos demonstram um aumento crescente de publicações sobre a temática, bem como, disciplinas voltadas para esses debates em alguns cursos de nível superior. Entretanto, ainda é possível identificar lacunas, erros epistemológicos, confusões de conceitos, e certa resistência à adesão desses temas nas salas de aula das Universidades e das escolas. O currículo de formação de profissionais e professores de EF ainda não preconiza os estudos de gênero e sexualidade como tema principal, ficando a critério dos discentes a busca pelo conteúdo, sendo colocado como tema transversal em disciplinas eletivas, na extensão universitária e nos debates extracurriculares. Esse cenário se concretiza na prática profissional com atitudes, discursos e condicionantes que demarcam lugares e exigem performances normativas, que segregam, marginalizam e excluem pessoas pelas suas identidades sexuais e de gênero que divergem do padrão social e cultural estabelecido. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.title | Os estudos de gênero e sexualidade na formação e atuação dos profissionais e professores de educação física no Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MELO, Ana Paula | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8626378030954517 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731916D1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is a narrative review of the literature, with works published between the years 2011 and 2020. The objective of the study was to identify the contributions of studies and theories of gender and sexuality in the process of formation and performance of professionals and teachers of Education Physics (EF) in Brazil. The results obtained demonstrate an increasing increase in publications on the subject, as well as, disciplines focused on these debates in some higher education courses. However, it is still possible to identify gaps, epistemological errors, confusions of concepts, and a certain resistance to the adhesion of these themes in the classrooms of Universities and schools. The curriculum for the training of PE professionals and teachers does not yet include gender and sexuality studies as the main theme, leaving the search for content at the discretion of the students, being placed as a cross-cutting theme in elective courses, university extension and extracurricular debates. This scenario is concretized in professional practice with attitudes, speeches and conditions that demarcate places and demand normative performances, which segregate, marginalize and exclude people due to their sexual and gender identities that diverge from the established social and cultural standard. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Ygor Inacio.pdf | Silva, Ygor Inacio. | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons