Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4227

Comparte esta pagina

Título : Educação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativa
Autor : De Lira Santana, José
Palabras clave : Educação; Ação Comunicativa; Racionalidade Comunicativa; Ação Educativa
Fecha de publicación : 1-ene-2012
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : De Lira Santana, José; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativa. 2012. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Resumen : Esta tese busca examinar e explicitar, no âmbito da educação, os pressupostos fulcrais da fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da Teoria da Ação comunicativa e as implicações desse empreendimento para a educação. Para tanto, este trabalho discute as categorias, conceitos e argumentos que alicerçam os fundamentos teórico-metodológicos do pensamento de Habermas, assim como sistematiza e avalia o potencial pedagógico da teoria da racionalidade comunicativa, enquanto reconstrução da Teoria Crítica. Desenvolve uma análise do diagnóstico que Habermas realiza sobre a sociedade contemporânea, especialmente sobre as patologias do capitalismo tardio. Descreve a reconstrução desenvolvida por Habermas do discurso filosófico da modernidade. Explicita a produtividade da abordagem habermasiana na efetivação de um processo pedagógico criativo, crítico, emancipatório e libertador. Analisa aspectos da ação educativa a partir dos princípios da Teoria da Ação Comunicativa. A nossa hipótese sobre a validade da teoria de Habermas está centrada na sua visão reconstrutiva da racionalidade e, em conseqüência, dos conhecimentos, nesse caráter, manifesta-se, no nosso entender, a produtividade da teoria habermasiana para a educação
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4227
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo9650_1.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons