Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4227
Share on
Title: | Educação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativa |
Authors: | De Lira Santana, José |
Keywords: | Educação; Ação Comunicativa; Racionalidade Comunicativa; Ação Educativa |
Issue Date: | 1-Jan-2012 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | De Lira Santana, José; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educação e emancipação: a fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da ação comunicativa. 2012. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. |
Abstract: | Esta tese busca examinar e explicitar, no âmbito da educação, os pressupostos fulcrais da fundamentação do projeto empreendido por Jürgen Habermas a partir da Teoria da Ação comunicativa e as implicações desse empreendimento para a educação. Para tanto, este trabalho discute as categorias, conceitos e argumentos que alicerçam os fundamentos teórico-metodológicos do pensamento de Habermas, assim como sistematiza e avalia o potencial pedagógico da teoria da racionalidade comunicativa, enquanto reconstrução da Teoria Crítica. Desenvolve uma análise do diagnóstico que Habermas realiza sobre a sociedade contemporânea, especialmente sobre as patologias do capitalismo tardio. Descreve a reconstrução desenvolvida por Habermas do discurso filosófico da modernidade. Explicita a produtividade da abordagem habermasiana na efetivação de um processo pedagógico criativo, crítico, emancipatório e libertador. Analisa aspectos da ação educativa a partir dos princípios da Teoria da Ação Comunicativa. A nossa hipótese sobre a validade da teoria de Habermas está centrada na sua visão reconstrutiva da racionalidade e, em conseqüência, dos conhecimentos, nesse caráter, manifesta-se, no nosso entender, a produtividade da teoria habermasiana para a educação |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4227 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
arquivo9650_1.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License