Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42095

Compartilhe esta página

Título: Mapeamento de trabalhos apresentados nos encontros nacionais de educação matemática sobre álgebra escolar: analisando a influência dos documentos curriculares nacionais.
Autor(es): VASCONCELOS, Emanuel Clebson de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Matemática - Currículos - Brasil
Data do documento: 24-Jul-2017
Citação: VASCONCELOS, Emanuel Clebson de. Mapeamento de trabalhos apresentados nos encontros nacionais de educação matemática sobre álgebra escolar: analisando a influência dos documentos curriculares nacionais. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como os documentos curriculares estão sendo utilizados nas comunicações científicas, acerca da Álgebra Escolar, publicadas nos anais dos ENEM’s pós-publicação dos PCN’s (BRASIL, 1997). Diante das atuais discussões acerca da elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, achamos importante a realização dessa investigação. Com este objetivo, apresentamos os documentos curriculares nacionais vigentes e suas orientações quanto ao ensino da Álgebra escolar. Além disso, trazemos algumas discussões acerca das diferentes concepções de Álgebra e Educação Algébrica propostas por Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenez (1997). Nosso estudo consistiu de uma pesquisa documental realizada a partir de mapeamento das comunicações orais publicadas nos anais dos ENEM’s. Sendo assim, foi possível identificar trinta e dois trabalhos que traziam em suas referências algum documento curricular nacional abordando questões algébricas. A partir da análise das pesquisas, conseguimos identificar alguns elementos comuns, presentes em vários trabalhos, a saber: as diferentes concepções e funções da Álgebra; o destaque ao desenvolvimento do pensamento algébrico, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Pré-Álgebra); a utilização da Resolução de Problemas como método ‘facilitador’ do ensino e aprendizagem dos conceitos algébricos; e as conexões entre a Álgebra e os outros eixos/blocos de conteúdos. Além disso, destacamos a presença marcante dos PCN’s (BRASIL, 1998) como documento curricular mais citado nas pesquisas e o artigo de Usiskin (1995), ‘Concepções sobre a álgebra da escola média e utilização das variáveis’, presente em mais de um terço das comunicações analisadas. No entanto, outras pesquisas podem ser realizadas no sentido de ampliar a nossa investigação abordando, por exemplo, qual a influência dos documentos curriculares nacionais na prática docente e/ou na formação dos futuros professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42095
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASCONCELOS, Emanuel Clebson de.pdf975,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons