Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42095
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Emanuel Clebson de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T19:27:25Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10T19:27:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-24 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Emanuel Clebson de. Mapeamento de trabalhos apresentados nos encontros nacionais de educação matemática sobre álgebra escolar: analisando a influência dos documentos curriculares nacionais. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42095 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo investigar como os documentos curriculares estão sendo utilizados nas comunicações científicas, acerca da Álgebra Escolar, publicadas nos anais dos ENEM’s pós-publicação dos PCN’s (BRASIL, 1997). Diante das atuais discussões acerca da elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, achamos importante a realização dessa investigação. Com este objetivo, apresentamos os documentos curriculares nacionais vigentes e suas orientações quanto ao ensino da Álgebra escolar. Além disso, trazemos algumas discussões acerca das diferentes concepções de Álgebra e Educação Algébrica propostas por Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenez (1997). Nosso estudo consistiu de uma pesquisa documental realizada a partir de mapeamento das comunicações orais publicadas nos anais dos ENEM’s. Sendo assim, foi possível identificar trinta e dois trabalhos que traziam em suas referências algum documento curricular nacional abordando questões algébricas. A partir da análise das pesquisas, conseguimos identificar alguns elementos comuns, presentes em vários trabalhos, a saber: as diferentes concepções e funções da Álgebra; o destaque ao desenvolvimento do pensamento algébrico, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Pré-Álgebra); a utilização da Resolução de Problemas como método ‘facilitador’ do ensino e aprendizagem dos conceitos algébricos; e as conexões entre a Álgebra e os outros eixos/blocos de conteúdos. Além disso, destacamos a presença marcante dos PCN’s (BRASIL, 1998) como documento curricular mais citado nas pesquisas e o artigo de Usiskin (1995), ‘Concepções sobre a álgebra da escola média e utilização das variáveis’, presente em mais de um terço das comunicações analisadas. No entanto, outras pesquisas podem ser realizadas no sentido de ampliar a nossa investigação abordando, por exemplo, qual a influência dos documentos curriculares nacionais na prática docente e/ou na formação dos futuros professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Currículos - Brasil | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de trabalhos apresentados nos encontros nacionais de educação matemática sobre álgebra escolar: analisando a influência dos documentos curriculares nacionais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3233231596933008 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to investigate how curricular documents are being used in scientific communications about School Algebra, published in the annals of ENEM's post-publication of PCNs (BRASIL, 1997). In view of the current discussions about the elaboration of the National Curricular Common Base in Brazil, we consider it important to carry out this research. With this objective, we present the current national curricular documents and their orientations regarding the teaching of school algebra. In addition, we bring some discussions about the different conceptions of Algebra and Algebraic Education proposed by Fiorentini, Miorim and Miguel (1993), Usiskin (1995) and Lins and Gimenez (1997). Our study consisted of a documental research based on the mapping of oral communications published in the annals of the ENEM's. Thus, it was possible to identify thirty-two papers that included in their references some national curricular document addressing algebraic questions. From the analysis of the researches, we were able to identify some common elements present in several works, namely: the different conceptions and functions of Algebra; The emphasis on the development of algebraic thinking, including in the early years of Elementary Education (Pre-Algebra); The use of Problem Solving as a 'facilitator' method of teaching and learning algebraic concepts; And the connections between Algebra and the other axes / blocks of contents. In addition, we highlight the marked presence of PCNs (BRASIL, 1998) as the most cited curricular document in the research, and Usiskin's (1995) article, 'Conceptions about middle school algebra and use of variables' present in more than one third Analyzed. However, other research can be carried out in order to broaden our research by addressing, for example, the influence of national curricular documents on teaching practice and/or the training of future teachers. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS, Emanuel Clebson de.pdf | 975,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons