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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42095
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Título: | Mapeamento de trabalhos apresentados nos encontros nacionais de educação matemática sobre álgebra escolar: analisando a influência dos documentos curriculares nacionais. |
Autor(es): | VASCONCELOS, Emanuel Clebson de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Matemática - Currículos - Brasil |
Data do documento: | 24-Jul-2017 |
Citação: | VASCONCELOS, Emanuel Clebson de. Mapeamento de trabalhos apresentados nos encontros nacionais de educação matemática sobre álgebra escolar: analisando a influência dos documentos curriculares nacionais. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar como os documentos curriculares estão sendo utilizados nas comunicações científicas, acerca da Álgebra Escolar, publicadas nos anais dos ENEM’s pós-publicação dos PCN’s (BRASIL, 1997). Diante das atuais discussões acerca da elaboração da Base Nacional Comum Curricular no Brasil, achamos importante a realização dessa investigação. Com este objetivo, apresentamos os documentos curriculares nacionais vigentes e suas orientações quanto ao ensino da Álgebra escolar. Além disso, trazemos algumas discussões acerca das diferentes concepções de Álgebra e Educação Algébrica propostas por Fiorentini, Miorim e Miguel (1993), Usiskin (1995) e Lins e Gimenez (1997). Nosso estudo consistiu de uma pesquisa documental realizada a partir de mapeamento das comunicações orais publicadas nos anais dos ENEM’s. Sendo assim, foi possível identificar trinta e dois trabalhos que traziam em suas referências algum documento curricular nacional abordando questões algébricas. A partir da análise das pesquisas, conseguimos identificar alguns elementos comuns, presentes em vários trabalhos, a saber: as diferentes concepções e funções da Álgebra; o destaque ao desenvolvimento do pensamento algébrico, inclusive nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Pré-Álgebra); a utilização da Resolução de Problemas como método ‘facilitador’ do ensino e aprendizagem dos conceitos algébricos; e as conexões entre a Álgebra e os outros eixos/blocos de conteúdos. Além disso, destacamos a presença marcante dos PCN’s (BRASIL, 1998) como documento curricular mais citado nas pesquisas e o artigo de Usiskin (1995), ‘Concepções sobre a álgebra da escola média e utilização das variáveis’, presente em mais de um terço das comunicações analisadas. No entanto, outras pesquisas podem ser realizadas no sentido de ampliar a nossa investigação abordando, por exemplo, qual a influência dos documentos curriculares nacionais na prática docente e/ou na formação dos futuros professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42095 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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