Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42084

Comparte esta pagina

Título : ‘Representar’, ‘Reafirmar’, ‘Resistir’ : representações sociais de protagonismo por jovens do ensino médio em escolas públicas integrais do Recife
Autor : SANTOS, Bruniele de Souza
Palabras clave : Psicologia; Ensino médio; Juventude; Protagonismo; Representações sociais
Fecha de publicación : 30-abr-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Bruniele de Souza. ‘Representar’, ‘Reafirmar’, ‘Resistir’ : representações sociais de protagonismo por jovens do ensino médio em escolas públicas integrais do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : O estudo buscou compreender os sentidos de protagonismo nas trajetórias das juventudes do Ensino Médio na educação pública. No recorte regional da cidade do Recife, ressaltamos as potencialidades das juventudes aliando-as ao protagonismo nas escolas. Pretendeu-se situar a participação dos jovens no processo de construção da escola enquanto espaço democrático, a partir do lugar de fala, reafirmando-os como sujeitos de direitos. O estudo teve como objetivo geral compreender as representações sociais de protagonismo para jovens de escolas públicas de Ensino Médio integral na cidade do Recife. Como referenciais teóricos, a psicologia sócio histórica e a Teoria das Representações Sociais. O elemento cultural emergiu na compreensão de como o protagonismo foi representado pelos estudantes. Por meio de uma proposta metodológica qualitativa, através da entrevista com grupo focal online com os jovens, foram realizados três encontros baseados em roteiros semiestruturados. A análise dos resultados pelos núcleos de significação, apreendeu os significados a partir da aproximação com o contexto social e histórico do objeto de pesquisa. Nos resultados, o protagonismo foi descrito enquanto um conceito polissêmico, objetivado na ação de reafirmar a identidade e a história pessoal, representar o grupo de pares e resistir frente às circunstâncias e situações de violência vivenciadas, tendo como premissa a ação política de reconhecimento enquanto sujeitos de direitos. Estes conceitos estão ancorados nas relações de cuidado/descuido vivenciadas por estes jovens em seu contexto familiar, escolar e social. O protagonismo é exercido pelos jovens como uma práxis política frente aos processos vividos e que contribuem na permanência na escola com a esperança de protagonizar seu futuro. Esperamos com esse estudo, contribuir com a construção de políticas públicas mais efetivas e mais condizentes com as expectativas e realidades juvenis.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42084
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Bruniele de Souza Santos.pdf2,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons