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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42084
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CRUZ, Fatima Maria Leite | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Bruniele de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T13:23:52Z | - |
dc.date.available | 2021-12-10T13:23:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Bruniele de Souza. ‘Representar’, ‘Reafirmar’, ‘Resistir’ : representações sociais de protagonismo por jovens do ensino médio em escolas públicas integrais do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42084 | - |
dc.description.abstract | O estudo buscou compreender os sentidos de protagonismo nas trajetórias das juventudes do Ensino Médio na educação pública. No recorte regional da cidade do Recife, ressaltamos as potencialidades das juventudes aliando-as ao protagonismo nas escolas. Pretendeu-se situar a participação dos jovens no processo de construção da escola enquanto espaço democrático, a partir do lugar de fala, reafirmando-os como sujeitos de direitos. O estudo teve como objetivo geral compreender as representações sociais de protagonismo para jovens de escolas públicas de Ensino Médio integral na cidade do Recife. Como referenciais teóricos, a psicologia sócio histórica e a Teoria das Representações Sociais. O elemento cultural emergiu na compreensão de como o protagonismo foi representado pelos estudantes. Por meio de uma proposta metodológica qualitativa, através da entrevista com grupo focal online com os jovens, foram realizados três encontros baseados em roteiros semiestruturados. A análise dos resultados pelos núcleos de significação, apreendeu os significados a partir da aproximação com o contexto social e histórico do objeto de pesquisa. Nos resultados, o protagonismo foi descrito enquanto um conceito polissêmico, objetivado na ação de reafirmar a identidade e a história pessoal, representar o grupo de pares e resistir frente às circunstâncias e situações de violência vivenciadas, tendo como premissa a ação política de reconhecimento enquanto sujeitos de direitos. Estes conceitos estão ancorados nas relações de cuidado/descuido vivenciadas por estes jovens em seu contexto familiar, escolar e social. O protagonismo é exercido pelos jovens como uma práxis política frente aos processos vividos e que contribuem na permanência na escola com a esperança de protagonizar seu futuro. Esperamos com esse estudo, contribuir com a construção de políticas públicas mais efetivas e mais condizentes com as expectativas e realidades juvenis. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.title | ‘Representar’, ‘Reafirmar’, ‘Resistir’ : representações sociais de protagonismo por jovens do ensino médio em escolas públicas integrais do Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0479971859050255 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0484091401612310 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study sought to understand the meanings of protagonism in the trajectories of high school youths in public education. In the regional section of the city of Recife, we highlight the potential of youths, combining them with the protagonism in schools. It was intended to situate the participation of young people in the process of building the school as a democratic space, from the place of speech, reaffirming them as a subjects of rights. The general objective of the study was to understand the social representations of protagonism for young people from public high schools in the city of Recife. As theoretical references, socio-historical psychology and Theory of Social Representations. The cultural element emerged in the understanding of how the protagonism was represented by the students. Through a qualitative methodological proposal, through an online focus group interview with young people, three meetings were held based on semi-scructured scripts. The analysis of the results by the meaning nuclei, apprehended the meanings from the approximation with the social and historical context of the research object. In the results, protagonism was described as a polysemic concept, aimed at reaffirming identity and personal history, representing the group of peers and resisting the circumstances and situations of violence experienced, having as premise the political action of recognition as subjects or rigths. These concepts are anchored in the care/neglect relationships experienced by these young people in their family, school and social context. The protagonism is exercised by the young people as a political praxis in the face of the processes experienced and that contribute to the permanence in the school with the hope of protagonizing their future. With this study, we hope to contribute to the construction of puclic policies that are more effective and more consistent with youth expectations and realities. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
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DISSERTAÇÃO Bruniele de Souza Santos.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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