Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41824
Compartilhe esta página
Título: | A importância da afetividade sob a ótica de licenciandos e seu possível favorecimento na aprendizagem da matemática. |
Autor(es): | SILVA, Maria Aparecida Alves da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Aprendizagem; Inteligência emocional; Resiliência (Traço da personalidade) |
Data do documento: | 18-Dez-2018 |
Citação: | SILVA, Maria Aparecida Alves da. A importância da afetividade sob a ótica de licenciandos e seu possível favorecimento na aprendizagem da matemática. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | A presente pesquisa tem como questão norteadora analisar como a afetividade, presente na relação professor-aluno, pode vir a contribuir/dificultar o processo de aprendizagem de Matemática. A afetividade é um dos elementos primordiais à superação das adversidades no processo educativo, seja na escola ou fora dela, principalmente entre o professor e o aluno. A dimensão afetiva no espaço acadêmico deve ser sempre fortalecida para que o vínculo entre aluno e professor não seja aversivo e para que afete positivamente o conhecimento (CASASSUS, 2009; CHACÓN, 2003, GOLEMAN, 1995; POSSEBON, 2017). Como entendemos que a superação das dificuldades de aprendizagem nem sempre será tarefa fácil, lidar com a mesma implica em certa dose de resiliência por parte dos envolvidos. A resiliência diz respeito a capacidade de resistência, adaptação e superação de condições adversas (FRANKL, 1991; POLETTO; KOLLER, 2008; YUNES; SZYMANSKI, 2001). Sabendo que as dificuldades são inevitáveis ao processo de aprendizagem, faz-se necessário lidar com as mesmas e quanto mais resilientes formos, mais capacitados estaremos para enfrentá-las. Para isto acontecer, os professores necessitam cultivar vínculos com seus alunos, diminuindo os riscos destes se isolarem e serem discriminados. Na presente pesquisa tivemos a participação de 33 alunos universitários do Curso de Matemática-Licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. A fim de buscarmos respostas para nossa pergunta (Como a relação professor-aluno pode vir a contribuir/dificultar o processo de aprendizagem de Matemática de alunos do Ensino Superior?), como instrumento de coleta de dados utilizamos questionários e observações de aulas. Dentre os possíveis resultados apontamos as concepções dos alunos sobre as contribuições da emoção, considerada como essencial para a superação de barreiras em sala de aula. Isto se dá em virtude da sensação de apoio e a da confiança como suporte para a superação do medo e construção de possíveis vínculos com o professor, algo que contribui para o processo de aprendizagem. Os alunos afirmaram que à medida que as relações em sala de aula levavam em consideração as relações afetivas, houve uma evidente contribuição para a aprendizagem dos mesmos. Ou seja, as relações afetivas no âmbito educativo parecem de fato favorecer o rompimento de barreiras e criam pontes para o conhecimento, seja através de gestos, de um olhar acolhedor ou até mesmo por meio da escuta compreensiva e humana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41824 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Aparecida Alves da.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons