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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41824
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Aparecida Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T19:27:34Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T19:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Aparecida Alves da. A importância da afetividade sob a ótica de licenciandos e seu possível favorecimento na aprendizagem da matemática. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41824 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como questão norteadora analisar como a afetividade, presente na relação professor-aluno, pode vir a contribuir/dificultar o processo de aprendizagem de Matemática. A afetividade é um dos elementos primordiais à superação das adversidades no processo educativo, seja na escola ou fora dela, principalmente entre o professor e o aluno. A dimensão afetiva no espaço acadêmico deve ser sempre fortalecida para que o vínculo entre aluno e professor não seja aversivo e para que afete positivamente o conhecimento (CASASSUS, 2009; CHACÓN, 2003, GOLEMAN, 1995; POSSEBON, 2017). Como entendemos que a superação das dificuldades de aprendizagem nem sempre será tarefa fácil, lidar com a mesma implica em certa dose de resiliência por parte dos envolvidos. A resiliência diz respeito a capacidade de resistência, adaptação e superação de condições adversas (FRANKL, 1991; POLETTO; KOLLER, 2008; YUNES; SZYMANSKI, 2001). Sabendo que as dificuldades são inevitáveis ao processo de aprendizagem, faz-se necessário lidar com as mesmas e quanto mais resilientes formos, mais capacitados estaremos para enfrentá-las. Para isto acontecer, os professores necessitam cultivar vínculos com seus alunos, diminuindo os riscos destes se isolarem e serem discriminados. Na presente pesquisa tivemos a participação de 33 alunos universitários do Curso de Matemática-Licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. A fim de buscarmos respostas para nossa pergunta (Como a relação professor-aluno pode vir a contribuir/dificultar o processo de aprendizagem de Matemática de alunos do Ensino Superior?), como instrumento de coleta de dados utilizamos questionários e observações de aulas. Dentre os possíveis resultados apontamos as concepções dos alunos sobre as contribuições da emoção, considerada como essencial para a superação de barreiras em sala de aula. Isto se dá em virtude da sensação de apoio e a da confiança como suporte para a superação do medo e construção de possíveis vínculos com o professor, algo que contribui para o processo de aprendizagem. Os alunos afirmaram que à medida que as relações em sala de aula levavam em consideração as relações afetivas, houve uma evidente contribuição para a aprendizagem dos mesmos. Ou seja, as relações afetivas no âmbito educativo parecem de fato favorecer o rompimento de barreiras e criam pontes para o conhecimento, seja através de gestos, de um olhar acolhedor ou até mesmo por meio da escuta compreensiva e humana. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject | Resiliência (Traço da personalidade) | pt_BR |
dc.title | A importância da afetividade sob a ótica de licenciandos e seu possível favorecimento na aprendizagem da matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4638738331010249 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6290932776785382 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to analyze how affection existent in the professor-student relationship can come to contribute or hinder the learning mathematics process. Affection is one of the most important elements in overcoming adversities in the educative process, whether it is in school or out of it, and especially between the professor and the student. The affectional dimension in the academic space must always be strengthened so that the bond between student and professor is not aversive and so that it affects the student’s knowledge positively (CASASSUS, 2009; CHACÓN, 2003, GOLEMAN, 1995; POSSEBON, 2017). Since we understand that overcoming difficulties in learning will not always be an easy task, dealing with it implies certain doses of resilience for the involved. Resilience means to be able to resist, adapt and overcome adverse conditions (FRANKL, 1991; POLETTO; KOLLER, 2008; YUNES; SZYMANSKI, 2001). Knowing that the difficulties are unavoidable in the learning process it is necessary to deal with them and the more resilient we are more the more able we will be to face them. For this to happen the professors must grow a bond with the students, lowering the risks of isolation and discrimination. In this research, we had the participation of 33 university students that are majoring in Mathematics in a public institution. Aiming to search for answers to our question (How does the professor-student relationship can come to contribute or hinder the learning mathematics process in higher education students?) we used questionnaires and class observation as data collection instruments. Among possible results, we point out the students’ conception about emotional contributions, considered as essential in overcoming barriers in the classroom. This happened due to the feeling of support and to trust as support in overcoming fear and building possible bond with the professor, something that adds to the process of learning. The students affirmed that as the relationships in the classroom took under consideration affectional relationships, there was an evident contribution to their learning. That means that affectional relationships in the educational area in fact seem to favor the barrier break and create bridges to knowledge, whether through gestures, a welcoming look or even through human understanding listening. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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