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Título : Juros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais.
Autor : SANTOS, Josivânio Almeida dos
Palabras clave : Matemática financeira; Juros; Base Nacional Comum Curricular; Livros didáticos; Didática
Fecha de publicación : 9-ago-2017
Citación : SANTOS, Josivânio Almeida dos. Juros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Essa pesquisa analisou as relações institucionais da coleção dos livros didáticos de matemática utilizada no município de Gravatá e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na noção de juros simples. O referencial teórico que tomamos como principal suporte foi a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Yves Chevallard e alguns outros trabalhos que, em linhas gerais, mostraram para nós a importância do domínio da matemática financeira por parte dos cidadãos que visem atuar de forma crítica, responsável e segura nas suas vidas financeiras futuras. Buscamos identificar as relações institucionais estabelecidas entre a BNCC e uma coleção de livros didáticos de matemática utilizada na rede municipal de educação de Gravatá – PE com um objeto em comum, as noções de juros simples. A identificação dessas relações se deu através do estudo sobre as praxeologias que pudemos observar nas duas instituições. Após a identificação de tais relações nas duas instituições citadas, buscamos evidenciar se a coleção de livros está de acordo ou não com o que propõe a versão ainda em construção da BNCC acerca do conhecimento matemático, em específico o que diz respeito aos conteúdos de juros simples e se a referida coleção pode preparar aqueles que a usam para uma plena atuação em suas respectivas vidas financeiras. E, ao final do estudo, concluímos que a coleção de livros didáticos precisa ser revista para se adequar às exigências da BNCC e que esta pode não preparar suficientemente os alunos para o exercício pleno como cidadãos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41763
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

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