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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41763
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Título: | Juros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais. |
Autor(es): | SANTOS, Josivânio Almeida dos |
Palavras-chave: | Matemática financeira; Juros; Base Nacional Comum Curricular; Livros didáticos; Didática |
Data do documento: | 9-Ago-2017 |
Citação: | SANTOS, Josivânio Almeida dos. Juros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Essa pesquisa analisou as relações institucionais da coleção dos livros didáticos de matemática utilizada no município de Gravatá e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na noção de juros simples. O referencial teórico que tomamos como principal suporte foi a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Yves Chevallard e alguns outros trabalhos que, em linhas gerais, mostraram para nós a importância do domínio da matemática financeira por parte dos cidadãos que visem atuar de forma crítica, responsável e segura nas suas vidas financeiras futuras. Buscamos identificar as relações institucionais estabelecidas entre a BNCC e uma coleção de livros didáticos de matemática utilizada na rede municipal de educação de Gravatá – PE com um objeto em comum, as noções de juros simples. A identificação dessas relações se deu através do estudo sobre as praxeologias que pudemos observar nas duas instituições. Após a identificação de tais relações nas duas instituições citadas, buscamos evidenciar se a coleção de livros está de acordo ou não com o que propõe a versão ainda em construção da BNCC acerca do conhecimento matemático, em específico o que diz respeito aos conteúdos de juros simples e se a referida coleção pode preparar aqueles que a usam para uma plena atuação em suas respectivas vidas financeiras. E, ao final do estudo, concluímos que a coleção de livros didáticos precisa ser revista para se adequar às exigências da BNCC e que esta pode não preparar suficientemente os alunos para o exercício pleno como cidadãos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41763 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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