Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41763
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Josivânio Almeida dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T14:51:43Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T14:51:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Josivânio Almeida dos. Juros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41763 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa analisou as relações institucionais da coleção dos livros didáticos de matemática utilizada no município de Gravatá e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na noção de juros simples. O referencial teórico que tomamos como principal suporte foi a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Yves Chevallard e alguns outros trabalhos que, em linhas gerais, mostraram para nós a importância do domínio da matemática financeira por parte dos cidadãos que visem atuar de forma crítica, responsável e segura nas suas vidas financeiras futuras. Buscamos identificar as relações institucionais estabelecidas entre a BNCC e uma coleção de livros didáticos de matemática utilizada na rede municipal de educação de Gravatá – PE com um objeto em comum, as noções de juros simples. A identificação dessas relações se deu através do estudo sobre as praxeologias que pudemos observar nas duas instituições. Após a identificação de tais relações nas duas instituições citadas, buscamos evidenciar se a coleção de livros está de acordo ou não com o que propõe a versão ainda em construção da BNCC acerca do conhecimento matemático, em específico o que diz respeito aos conteúdos de juros simples e se a referida coleção pode preparar aqueles que a usam para uma plena atuação em suas respectivas vidas financeiras. E, ao final do estudo, concluímos que a coleção de livros didáticos precisa ser revista para se adequar às exigências da BNCC e que esta pode não preparar suficientemente os alunos para o exercício pleno como cidadãos. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Juros | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Juros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2193470085709625 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aimed to analyze the institutional relations of the collection of textbooks of mathematics used in the county of Gravatá and the National Curricular Common Base (NCCB) focusing on the notion of simple interest. The theoretical reference that we have taken as main support was the Anthropological Theory of Didactics - ATD by Yves Chevallard and some other works that, in general, showed us the importance of the domain of financial mathematics by the citizens that aim to act in a critical, responsible and safe way in their future financial lives. We sought to identify the institutional relationships established between the NCCB and a collection of mathematics textbooks used in the municipal education network of Gravatá - PE with a common object, the notions of simple interest. The identification of these relationships occurred through the study of praxeologies that we could observe in both institutions. After the identification of such relations in the two mentioned institutions, we tried to show if the collection of books agrees or not with what the NCCB says about the mathematical knowledge, in particular with regard to simple interest contents and whether the collection prepares those who use it for a full performance in their respective financial lives. At the end of the study, we conclude that the textbook collection needs to be revised to fit BNCC requirements and that it may not sufficiently prepare students for full exercise as citizens. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Josivânio Almeida dos.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons