Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41763

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Josivânio Almeida dos-
dc.date.accessioned2021-11-22T14:51:43Z-
dc.date.available2021-11-22T14:51:43Z-
dc.date.issued2017-08-09-
dc.date.submitted2021-11-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Josivânio Almeida dos. Juros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41763-
dc.description.abstractEssa pesquisa analisou as relações institucionais da coleção dos livros didáticos de matemática utilizada no município de Gravatá e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na noção de juros simples. O referencial teórico que tomamos como principal suporte foi a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Yves Chevallard e alguns outros trabalhos que, em linhas gerais, mostraram para nós a importância do domínio da matemática financeira por parte dos cidadãos que visem atuar de forma crítica, responsável e segura nas suas vidas financeiras futuras. Buscamos identificar as relações institucionais estabelecidas entre a BNCC e uma coleção de livros didáticos de matemática utilizada na rede municipal de educação de Gravatá – PE com um objeto em comum, as noções de juros simples. A identificação dessas relações se deu através do estudo sobre as praxeologias que pudemos observar nas duas instituições. Após a identificação de tais relações nas duas instituições citadas, buscamos evidenciar se a coleção de livros está de acordo ou não com o que propõe a versão ainda em construção da BNCC acerca do conhecimento matemático, em específico o que diz respeito aos conteúdos de juros simples e se a referida coleção pode preparar aqueles que a usam para uma plena atuação em suas respectivas vidas financeiras. E, ao final do estudo, concluímos que a coleção de livros didáticos precisa ser revista para se adequar às exigências da BNCC e que esta pode não preparar suficientemente os alunos para o exercício pleno como cidadãos.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectJurospt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleJuros simples: análise da BNCC e os livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental de Gravatá acerca das relações institucionais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2193470085709625pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze the institutional relations of the collection of textbooks of mathematics used in the county of Gravatá and the National Curricular Common Base (NCCB) focusing on the notion of simple interest. The theoretical reference that we have taken as main support was the Anthropological Theory of Didactics - ATD by Yves Chevallard and some other works that, in general, showed us the importance of the domain of financial mathematics by the citizens that aim to act in a critical, responsible and safe way in their future financial lives. We sought to identify the institutional relationships established between the NCCB and a collection of mathematics textbooks used in the municipal education network of Gravatá - PE with a common object, the notions of simple interest. The identification of these relationships occurred through the study of praxeologies that we could observe in both institutions. After the identification of such relations in the two mentioned institutions, we tried to show if the collection of books agrees or not with what the NCCB says about the mathematical knowledge, in particular with regard to simple interest contents and whether the collection prepares those who use it for a full performance in their respective financial lives. At the end of the study, we conclude that the textbook collection needs to be revised to fit BNCC requirements and that it may not sufficiently prepare students for full exercise as citizens.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Josivânio Almeida dos.pdf1,63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons