Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707

Share on

Title: Uma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM.
Authors: SANTOS, Deisiane Felix dos
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Currículos - Legislação; Ensino fundamental; Encontro Nacional de Educação Matemática
Issue Date: 5-Dec-2017
Citation: SANTOS, Deisiane Felix dos. Uma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Nesse trabalho buscamos analisar de que formas as Tendências em Educação Matemáticas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estão sendo utilizadas em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, observamos os relatos de experiência dos anais do X, XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Usamos como referencial teórico texto de Fiorentini (1995), percorrendo o processo histórico das Tendências em Educação Matemática no Brasil, e autores como D’Ambrósio (1989), Borba (2004), Polya (1887), Corrales Filho e outros que defendem o uso de Tendências como metodologias de ensino. Evidenciamos como principal resultado dessa pesquisa a crescente utilização das Tendências em Educação Matemática tratadas pelos PCN, e o destaque a utilizações de Jogos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que apresentaram os maiores números de relatos de experiência, notamos também uma provável dificuldade de utilizar a História da Matemática em atividades de sala.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Deisiane Felix dos.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons