Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSANTOS, Deisiane Felix dos-
dc.date.accessioned2021-11-18T19:12:28Z-
dc.date.available2021-11-18T19:12:28Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.date.submitted2021-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Deisiane Felix dos. Uma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707-
dc.description.abstractNesse trabalho buscamos analisar de que formas as Tendências em Educação Matemáticas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estão sendo utilizadas em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, observamos os relatos de experiência dos anais do X, XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Usamos como referencial teórico texto de Fiorentini (1995), percorrendo o processo histórico das Tendências em Educação Matemática no Brasil, e autores como D’Ambrósio (1989), Borba (2004), Polya (1887), Corrales Filho e outros que defendem o uso de Tendências como metodologias de ensino. Evidenciamos como principal resultado dessa pesquisa a crescente utilização das Tendências em Educação Matemática tratadas pelos PCN, e o destaque a utilizações de Jogos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que apresentaram os maiores números de relatos de experiência, notamos também uma provável dificuldade de utilizar a História da Matemática em atividades de sala.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículos - Legislaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.titleUma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4066773768848750pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxIn this paper we seek to analyze how the Trends in Mathematics Education presented by the National Curricular Parameters (PCN) are being worked on in Primary School classes II. For this, we observe the experience reports of the annals of the X, XI and XII National Meeting of Mathematical Education (ENEM). We use Fiorentini (1995) as a theoretical reference, traversing the historical process of Trends in Mathematical Education in Brazil, and authors such as D'Ambrosio (1989), Borba (2004), Corrales Filho, Polya (1887) and others who defend use of Trends as teaching methodologies. The main result of this research was the increasing use of the Trends in Mathematics Education treated by the PCN, and the emphasis on the uses of Games and Information and Communication Technologies (TIC) that presented the largest numbers of experience reports, we also noticed a probable difficulty of use the History of Mathematics in classroom activities.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Deisiane Felix dos.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons