Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Deisiane Felix dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T19:12:28Z | - |
dc.date.available | 2021-11-18T19:12:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Deisiane Felix dos. Uma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707 | - |
dc.description.abstract | Nesse trabalho buscamos analisar de que formas as Tendências em Educação Matemáticas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estão sendo utilizadas em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, observamos os relatos de experiência dos anais do X, XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Usamos como referencial teórico texto de Fiorentini (1995), percorrendo o processo histórico das Tendências em Educação Matemática no Brasil, e autores como D’Ambrósio (1989), Borba (2004), Polya (1887), Corrales Filho e outros que defendem o uso de Tendências como metodologias de ensino. Evidenciamos como principal resultado dessa pesquisa a crescente utilização das Tendências em Educação Matemática tratadas pelos PCN, e o destaque a utilizações de Jogos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que apresentaram os maiores números de relatos de experiência, notamos também uma provável dificuldade de utilizar a História da Matemática em atividades de sala. | pt_BR |
dc.format.extent | 78p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Encontro Nacional de Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | Uma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4066773768848750 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this paper we seek to analyze how the Trends in Mathematics Education presented by the National Curricular Parameters (PCN) are being worked on in Primary School classes II. For this, we observe the experience reports of the annals of the X, XI and XII National Meeting of Mathematical Education (ENEM). We use Fiorentini (1995) as a theoretical reference, traversing the historical process of Trends in Mathematical Education in Brazil, and authors such as D'Ambrosio (1989), Borba (2004), Corrales Filho, Polya (1887) and others who defend use of Trends as teaching methodologies. The main result of this research was the increasing use of the Trends in Mathematics Education treated by the PCN, and the emphasis on the uses of Games and Information and Communication Technologies (TIC) that presented the largest numbers of experience reports, we also noticed a probable difficulty of use the History of Mathematics in classroom activities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Deisiane Felix dos.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons