Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707

Compartilhe esta página

Título: Uma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM.
Autor(es): SANTOS, Deisiane Felix dos
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Currículos - Legislação; Ensino fundamental; Encontro Nacional de Educação Matemática
Data do documento: 5-Dez-2017
Citação: SANTOS, Deisiane Felix dos. Uma análise das tendências em educação matemática apresentadas pelos PCN a partir de relatos de experiência do X, XI e XII ENEM. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Nesse trabalho buscamos analisar de que formas as Tendências em Educação Matemáticas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) estão sendo utilizadas em turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para isso, observamos os relatos de experiência dos anais do X, XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Usamos como referencial teórico texto de Fiorentini (1995), percorrendo o processo histórico das Tendências em Educação Matemática no Brasil, e autores como D’Ambrósio (1989), Borba (2004), Polya (1887), Corrales Filho e outros que defendem o uso de Tendências como metodologias de ensino. Evidenciamos como principal resultado dessa pesquisa a crescente utilização das Tendências em Educação Matemática tratadas pelos PCN, e o destaque a utilizações de Jogos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que apresentaram os maiores números de relatos de experiência, notamos também uma provável dificuldade de utilizar a História da Matemática em atividades de sala.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41707
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Deisiane Felix dos.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons