Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41679

Compartilhe esta página

Título: Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade EJA de uma escola pública do agreste pernambucano.
Autor(es): PAULA, Jonas Bertino de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Matemática (Primeiro grau); Educação de jovens e adultos; Teoria dos números
Data do documento: 19-Dez-2017
Citação: PAULA, Jonas Bertino de. Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade EJA de uma escola pública do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho discute sobre a: Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade eja de uma escola pública do agreste pernambucano. Buscamos no nosso estudo analisar a compreensão dos alunos da eja relacionados aos números inteiros. A educação brasileira é norteada por leis e documentos que são previstos na constituição, que garantem uma educação de qualidade e para todos. Bem como a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) e os Planos Curriculares Nacionais (BRASIL, 2012). A Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma modalidade voltada para os adultos que pararam de estudar, e que atualmente atende a um grande percentual de jovens e adolescentes que tem um longo histórico de retenção no ensino regular. Libâneo (2006) discute o processo de ensino e aprendizagem, Teixeira (1993) traz obstáculos presentes na aprendizagem matemática, na qual os números inteiros fazem presentes. A seguinte pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, e é uma pesquisa de levantamento, pois possui como objetivo investigar a aprendizagem dos números inteiros com jovens e adultos de uma escola do agreste pernambucano. Foram 25 alunos participantes da modalidade EJA em nossa pesquisa. Ao analisarmos consideramos que os alunos da modalidade EJA possuem dificuldades na operacionalização dos números inteiros, mais precisamente com os negativos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41679
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULA, Jonas Bertino de.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons