Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41679

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorPAULA, Jonas Bertino de-
dc.date.accessioned2021-11-17T19:31:03Z-
dc.date.available2021-11-17T19:31:03Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2021-11-17-
dc.identifier.citationPAULA, Jonas Bertino de. Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade EJA de uma escola pública do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41679-
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre a: Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade eja de uma escola pública do agreste pernambucano. Buscamos no nosso estudo analisar a compreensão dos alunos da eja relacionados aos números inteiros. A educação brasileira é norteada por leis e documentos que são previstos na constituição, que garantem uma educação de qualidade e para todos. Bem como a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) e os Planos Curriculares Nacionais (BRASIL, 2012). A Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma modalidade voltada para os adultos que pararam de estudar, e que atualmente atende a um grande percentual de jovens e adolescentes que tem um longo histórico de retenção no ensino regular. Libâneo (2006) discute o processo de ensino e aprendizagem, Teixeira (1993) traz obstáculos presentes na aprendizagem matemática, na qual os números inteiros fazem presentes. A seguinte pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, e é uma pesquisa de levantamento, pois possui como objetivo investigar a aprendizagem dos números inteiros com jovens e adultos de uma escola do agreste pernambucano. Foram 25 alunos participantes da modalidade EJA em nossa pesquisa. Ao analisarmos consideramos que os alunos da modalidade EJA possuem dificuldades na operacionalização dos números inteiros, mais precisamente com os negativos.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática (Primeiro grau)pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeoria dos númerospt_BR
dc.titleAprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade EJA de uma escola pública do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3390408620291708pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe present work discusses the: Mathematical learning involving integers with students of the modality eja of a public school in the rural state of Pernambuco. We searched in our study to analyze the comprehension of eja students related to integers. Brazilian education is governed by laws and documents that are foreseen in the constitution, which guarantee a quality education and for all. As well as the Law of Guidelines and Bases (BRAZIL, 1996) and the National Curriculum Plans (BRAZIL, 2012). Youth and Adult Education (EJA) is a modality aimed at adults who have stopped studying, and who currently attend a large percentage of young people and adolescents who have a long history of retention in regular education. Libano (2006) discusses the process of teaching and learning, Teixeira (1993) presents obstacles present in mathematical learning, in which the integers make present. The following research is of a qualitative and quantitative nature, and is a survey, since it aims to investigate the learning of whole numbers with young people and adults of a school in the rural state of Pernambuco. There were 25 students participating in the EJA modality in our research. In the analysis we consider that the students of the EJA modality have difficulties in the operation of the integers, more precisely with the negatives.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PAULA, Jonas Bertino de.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons