Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41679
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | PAULA, Jonas Bertino de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-17T19:31:03Z | - |
dc.date.available | 2021-11-17T19:31:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-17 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Jonas Bertino de. Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade EJA de uma escola pública do agreste pernambucano. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41679 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discute sobre a: Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade eja de uma escola pública do agreste pernambucano. Buscamos no nosso estudo analisar a compreensão dos alunos da eja relacionados aos números inteiros. A educação brasileira é norteada por leis e documentos que são previstos na constituição, que garantem uma educação de qualidade e para todos. Bem como a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996) e os Planos Curriculares Nacionais (BRASIL, 2012). A Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma modalidade voltada para os adultos que pararam de estudar, e que atualmente atende a um grande percentual de jovens e adolescentes que tem um longo histórico de retenção no ensino regular. Libâneo (2006) discute o processo de ensino e aprendizagem, Teixeira (1993) traz obstáculos presentes na aprendizagem matemática, na qual os números inteiros fazem presentes. A seguinte pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa, e é uma pesquisa de levantamento, pois possui como objetivo investigar a aprendizagem dos números inteiros com jovens e adultos de uma escola do agreste pernambucano. Foram 25 alunos participantes da modalidade EJA em nossa pesquisa. Ao analisarmos consideramos que os alunos da modalidade EJA possuem dificuldades na operacionalização dos números inteiros, mais precisamente com os negativos. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Primeiro grau) | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos números | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem matemática envolvendo números inteiros com alunos da modalidade EJA de uma escola pública do agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3390408620291708 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630970592118924 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work discusses the: Mathematical learning involving integers with students of the modality eja of a public school in the rural state of Pernambuco. We searched in our study to analyze the comprehension of eja students related to integers. Brazilian education is governed by laws and documents that are foreseen in the constitution, which guarantee a quality education and for all. As well as the Law of Guidelines and Bases (BRAZIL, 1996) and the National Curriculum Plans (BRAZIL, 2012). Youth and Adult Education (EJA) is a modality aimed at adults who have stopped studying, and who currently attend a large percentage of young people and adolescents who have a long history of retention in regular education. Libano (2006) discusses the process of teaching and learning, Teixeira (1993) presents obstacles present in mathematical learning, in which the integers make present. The following research is of a qualitative and quantitative nature, and is a survey, since it aims to investigate the learning of whole numbers with young people and adults of a school in the rural state of Pernambuco. There were 25 students participating in the EJA modality in our research. In the analysis we consider that the students of the EJA modality have difficulties in the operation of the integers, more precisely with the negatives. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULA, Jonas Bertino de.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons