Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41649

Compartilhe esta página

Título: Produção de textos em turmas de Educação de Jovens e Adultos : reflexões sobre os processos de revisão e reescrita
Autor(es): SILVA, Veruska Maryelle Bezerra da
Palavras-chave: Produção textual escrita; Revisão; Reescrita; Memórias
Data do documento: 17-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Veruska Maryelle Bezerra da. Produção de textos em turmas de Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre os processos de revisão e reescrita. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as implicações da intervenção do professor na produção escrita do gênero memórias produzido por estudantes do módulo V (8º e 9º anos) da EJA, considerando as ações de revisão e reescrita. Nossa pesquisaação (THIOLLENT, 2005) fundamenta-se na concepção dialógica da linguagem, conforme Bakhtin (2006), Geraldi (2006) e outros; em relação à produção de texto, à escrita e à reescrita, baseia-se em Antunes (2006), Menegassi (2001), Ruiz (2013), Serafini (1997), Evangelista e outros (1998), Jesus (1995) e Sercundes (2011), dentre outros. A pesquisa se deu a partir da avaliação formativa e conforme a proposta de revisão e reescrita textual-interativa de Eliana Ruiz (2013). Revisitamos também o que Geraldi, Citelli e Bonatelli (2004), Antunes (2006), Lima e Zoraya (2007), Evangelista e outros (1998) defendem acerca da avaliação do texto escrito na escola. Avaliamos três produções textuais (primeira, segunda e terceira versões) de três alunos-autores da Escola Nossa Sra. do Carmo, da rede municipal de ensino de JaboatãoPE. Consideramos o texto como processo e os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos alunos-autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades da produção escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno. Entendemos, enfim, a relevância da inclusão da etapa da revisão e reescrita no ensino da produção textual através de atividades pedagógicas que deem voz ao projeto de dizer dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41649
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Veruska Maryelle Bezerra da Silva.pdf4,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons