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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41649
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Título: | Produção de textos em turmas de Educação de Jovens e Adultos : reflexões sobre os processos de revisão e reescrita |
Autor(es): | SILVA, Veruska Maryelle Bezerra da |
Palavras-chave: | Produção textual escrita; Revisão; Reescrita; Memórias |
Data do documento: | 17-Jun-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Veruska Maryelle Bezerra da. Produção de textos em turmas de Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre os processos de revisão e reescrita. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as implicações da intervenção do professor na produção escrita do gênero memórias produzido por estudantes do módulo V (8º e 9º anos) da EJA, considerando as ações de revisão e reescrita. Nossa pesquisaação (THIOLLENT, 2005) fundamenta-se na concepção dialógica da linguagem, conforme Bakhtin (2006), Geraldi (2006) e outros; em relação à produção de texto, à escrita e à reescrita, baseia-se em Antunes (2006), Menegassi (2001), Ruiz (2013), Serafini (1997), Evangelista e outros (1998), Jesus (1995) e Sercundes (2011), dentre outros. A pesquisa se deu a partir da avaliação formativa e conforme a proposta de revisão e reescrita textual-interativa de Eliana Ruiz (2013). Revisitamos também o que Geraldi, Citelli e Bonatelli (2004), Antunes (2006), Lima e Zoraya (2007), Evangelista e outros (1998) defendem acerca da avaliação do texto escrito na escola. Avaliamos três produções textuais (primeira, segunda e terceira versões) de três alunos-autores da Escola Nossa Sra. do Carmo, da rede municipal de ensino de JaboatãoPE. Consideramos o texto como processo e os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos alunos-autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades da produção escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno. Entendemos, enfim, a relevância da inclusão da etapa da revisão e reescrita no ensino da produção textual através de atividades pedagógicas que deem voz ao projeto de dizer dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41649 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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