Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41649

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Hérica Karina Cavalcanti de-
dc.contributor.authorSILVA, Veruska Maryelle Bezerra da-
dc.date.accessioned2021-11-16T19:04:39Z-
dc.date.available2021-11-16T19:04:39Z-
dc.date.issued2020-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Veruska Maryelle Bezerra da. Produção de textos em turmas de Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre os processos de revisão e reescrita. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41649-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as implicações da intervenção do professor na produção escrita do gênero memórias produzido por estudantes do módulo V (8º e 9º anos) da EJA, considerando as ações de revisão e reescrita. Nossa pesquisaação (THIOLLENT, 2005) fundamenta-se na concepção dialógica da linguagem, conforme Bakhtin (2006), Geraldi (2006) e outros; em relação à produção de texto, à escrita e à reescrita, baseia-se em Antunes (2006), Menegassi (2001), Ruiz (2013), Serafini (1997), Evangelista e outros (1998), Jesus (1995) e Sercundes (2011), dentre outros. A pesquisa se deu a partir da avaliação formativa e conforme a proposta de revisão e reescrita textual-interativa de Eliana Ruiz (2013). Revisitamos também o que Geraldi, Citelli e Bonatelli (2004), Antunes (2006), Lima e Zoraya (2007), Evangelista e outros (1998) defendem acerca da avaliação do texto escrito na escola. Avaliamos três produções textuais (primeira, segunda e terceira versões) de três alunos-autores da Escola Nossa Sra. do Carmo, da rede municipal de ensino de JaboatãoPE. Consideramos o texto como processo e os resultados alcançados demonstraram que os diferentes tipos de intervenção realizados nos textos dos alunos-autores, bem como a aplicação de atividades, contribuíram positivamente para o desenvolvimento de suas habilidades da produção escrita. Também foi observado que o processo de avaliação de textos pode ser uma oportunidade para o estabelecimento de uma relação mais profícua entre professor e aluno. Entendemos, enfim, a relevância da inclusão da etapa da revisão e reescrita no ensino da produção textual através de atividades pedagógicas que deem voz ao projeto de dizer dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProdução textual escritapt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.titleProdução de textos em turmas de Educação de Jovens e Adultos : reflexões sobre os processos de revisão e reescritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6496044178392289pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation thesis has as main objective to reflect on the implications of the teacher's intervention in the written production of the genre memories produced by “Youth and Adults Education – EJA students”, considering the revision and rewriting actions. Our theoretical foundation consists on the dialogical conception of language, according to Bakhtin (2006), Geraldi (1997) and others; in relation to text teaching, writing and rewriting, it is based on Antunes (2006), Menegassi (2001), Ruiz (2013), Serafini (1994), Evangelista and others (1998), Jesus (2011) and Sercundes (2011), among others. The research took place from the evaluation, according to the proposal for review and textual interactive rewriting by Eliana Ruiz (2013). We also revisit what Geraldi, Citelli and Bonatelli (2004), Antunes (2006), Lima and Zoraya (2007), Evangelista and others (1998) defend about the evaluation of the text written at school from three textual productions (first, second and third versions) by three student-authors. The results achieved demonstrated that the different types of intervention carried out in the texts of the student-authors, as well as the application of activities, contributed positively to the development of their writing skills. It was also observed that the text evaluation process can be an opportunity to establish a more fruitful relationship between teacher and student. Finally, we understand the relevance of including the revision and rewriting stage in the teaching of textual production through pedagogical activities that give voice to the students' project of saying.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Veruska Maryelle Bezerra da Silva.pdf4,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons