Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41612

Share on

Title: O jogo contig60 e a mobilização das operações básicas numa turma do 5º ano do ensino fundamental no município de Caruaru.
Authors: OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem; Prática de ensino
Issue Date: 7-Jul-2017
Citation: OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de. O jogo contig60 e a mobilização das operações básicas numa turma do 5º ano do ensino fundamental no município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi identificar como os estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental II mobilizam as operações básicas no uso do Jogo Contig60. O suporte teórico foi a Teoria da Aprendizagem Significativa, segundo David Ausubel, em que buscamos categorizar os subsunçores existentes na mobilização das noções associadas às operações básicas quando da aplicação do jogo. No percurso metodológico desenvolvido, foi realizada uma experimentação de aplicação do jogo em um turma de estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Caruaru-PE. Dos resultados, destacamos que, de forma abrangente, os estudantes foram capazes de mobilizar os subsunçores associados às operações básicas existentes em suas respectivas estruturas cognitivas. Verificamos também que os estudantes priorizaram algumas operações em relação a outras, como, por exemplo, utilizaram com mais frequência a multiplicação do que a divisão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41612
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons