Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41612
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-11T23:59:20Z | - |
dc.date.available | 2021-11-11T23:59:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de. O jogo contig60 e a mobilização das operações básicas numa turma do 5º ano do ensino fundamental no município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41612 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi identificar como os estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental II mobilizam as operações básicas no uso do Jogo Contig60. O suporte teórico foi a Teoria da Aprendizagem Significativa, segundo David Ausubel, em que buscamos categorizar os subsunçores existentes na mobilização das noções associadas às operações básicas quando da aplicação do jogo. No percurso metodológico desenvolvido, foi realizada uma experimentação de aplicação do jogo em um turma de estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Caruaru-PE. Dos resultados, destacamos que, de forma abrangente, os estudantes foram capazes de mobilizar os subsunçores associados às operações básicas existentes em suas respectivas estruturas cognitivas. Verificamos também que os estudantes priorizaram algumas operações em relação a outras, como, por exemplo, utilizaram com mais frequência a multiplicação do que a divisão. | pt_BR |
dc.format.extent | 76p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | O jogo contig60 e a mobilização das operações básicas numa turma do 5º ano do ensino fundamental no município de Caruaru. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1799816370712313 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this work was to recognize how 5th grade students at Elementary School manipulate basic mathematical operations when trying the game Contig60. For this purpose, the subsumptions present in the mobilization of the notions associated with the basic operations, while playing the game, were categorized by following the concepts proposed by David Ausubel in the Theory of Meaningful Learning. An experiment with a group of 5th grade students of an elementary school in the city of Caruaru was performed. In this experiment, the use of the game by the group of students was analyzed. From the experiment results we could observe that, in a comprehensive way, the students were able to mobilize the subsumptions associated with the basic operations existing in their respective cognitive structures. We were also possible to notice that students tend to prioritize some operations more than others, such as using multiplication more often than division. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons