Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41612
Compartilhe esta página
Título: | O jogo contig60 e a mobilização das operações básicas numa turma do 5º ano do ensino fundamental no município de Caruaru. |
Autor(es): | OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem; Prática de ensino |
Data do documento: | 7-Jul-2017 |
Citação: | OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de. O jogo contig60 e a mobilização das operações básicas numa turma do 5º ano do ensino fundamental no município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho foi identificar como os estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental II mobilizam as operações básicas no uso do Jogo Contig60. O suporte teórico foi a Teoria da Aprendizagem Significativa, segundo David Ausubel, em que buscamos categorizar os subsunçores existentes na mobilização das noções associadas às operações básicas quando da aplicação do jogo. No percurso metodológico desenvolvido, foi realizada uma experimentação de aplicação do jogo em um turma de estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Caruaru-PE. Dos resultados, destacamos que, de forma abrangente, os estudantes foram capazes de mobilizar os subsunçores associados às operações básicas existentes em suas respectivas estruturas cognitivas. Verificamos também que os estudantes priorizaram algumas operações em relação a outras, como, por exemplo, utilizaram com mais frequência a multiplicação do que a divisão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41612 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Ítalo Bruno Fonseca de.pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons