Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41524

Compartilhe esta página

Título: Análise metodológica da mobilização do TPACK por professores de matemática a partir das coreografias didáticas
Autor(es): SILVA, Arlaine Gabriela Pereira da
Palavras-chave: Docentes – Matemática – Conhecimento - Tecnologia; Matemática – Conhecimento tecnológico (TPACK); Matemática – Coreografias Didáticas; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 15-Jun-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Arlaine Gabriela Pereira da. Análise metodológica da mobilização do TPACK por professores de matemática a partir das coreografias didáticas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este estudo tem por objetivo investigar como professores de Matemática mobilizam TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo) no planejamento do ensino com Tecnologias Digitais (TD). A forma como as TD são utilizadas na sala de aula, ou até mesmo fora dela, evidenciam o papel do professor no estabelecimento de objetivos de aprendizagem que são facilitados pelo reconhecimento de suas possibilidades pedagógicas, bem como da sua articulação com o conteúdo que se pretende explorar. Esse conjunto de conhecimentos necessários ao professor para desenvolver sua prática em ambientes que envolvem TD, surge a partir da adição da tecnologia ao seu conhecimento pedagógico do conteúdo. O desenvolvimento desse conhecimento não se dá de forma espontânea, o que exige do professor a reconstrução dos seus conhecimentos em termos teóricos e fundamentalmente metodológicos. Assim, são sujeitos da pesquisa, professores de Matemática da Educação Básica, com alguma experiência e interesse na utilização de TD em sua prática pedagógica. Nesse sentido, a metodologia desta pesquisa está fundamentada em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, e exploratória, segundo a natureza dos objetivos. Os procedimentos de condução deste estudo visam investigar a mobilização de TPACK por professores de Matemática no planejamento do ensino com TD, segundo os pressupostos das Coreografias Didáticas, em uma perspectiva de análise metodológica das estratégias didáticas planejadas pelos professores, com o propósito de, a partir da compreensão de suas etapas, investigar os núcleos dos elementos do TPACK, facilitando sua identificação e indícios da sua mobilização, a partir da proposição de um modelo de análise. No que tange a construção dos dados, a pesquisa foi realizada em duas etapas: solicitação e acesso a um plano de aula de cada professor, utilizando uma TD para abordar um conteúdo matemático, ambos de sua escolha, seguida de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que o docente pode mobilizar diferentes aspectos do TPACK por todos os momentos percebidos em seu planejamento, partindo da consolidação do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, considerando a antecipação das aprendizagens e o processo interno dos estudantes (com base nas suas hipóteses sobre como eles aprendem) e, principalmente, ao identificar e justificar a necessidade e as possíveis articulações do uso de uma TD com uma estratégia pedagógica definida, em vistas a promover essas aprendizagens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41524
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Arlaine Gabriela Pereira da Silva.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons