Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41524

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorSILVA, Arlaine Gabriela Pereira da-
dc.date.accessioned2021-11-04T23:25:10Z-
dc.date.available2021-11-04T23:25:10Z-
dc.date.issued2021-06-15-
dc.identifier.citationSILVA, Arlaine Gabriela Pereira da. Análise metodológica da mobilização do TPACK por professores de matemática a partir das coreografias didáticas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41524-
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar como professores de Matemática mobilizam TPACK (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo) no planejamento do ensino com Tecnologias Digitais (TD). A forma como as TD são utilizadas na sala de aula, ou até mesmo fora dela, evidenciam o papel do professor no estabelecimento de objetivos de aprendizagem que são facilitados pelo reconhecimento de suas possibilidades pedagógicas, bem como da sua articulação com o conteúdo que se pretende explorar. Esse conjunto de conhecimentos necessários ao professor para desenvolver sua prática em ambientes que envolvem TD, surge a partir da adição da tecnologia ao seu conhecimento pedagógico do conteúdo. O desenvolvimento desse conhecimento não se dá de forma espontânea, o que exige do professor a reconstrução dos seus conhecimentos em termos teóricos e fundamentalmente metodológicos. Assim, são sujeitos da pesquisa, professores de Matemática da Educação Básica, com alguma experiência e interesse na utilização de TD em sua prática pedagógica. Nesse sentido, a metodologia desta pesquisa está fundamentada em uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, e exploratória, segundo a natureza dos objetivos. Os procedimentos de condução deste estudo visam investigar a mobilização de TPACK por professores de Matemática no planejamento do ensino com TD, segundo os pressupostos das Coreografias Didáticas, em uma perspectiva de análise metodológica das estratégias didáticas planejadas pelos professores, com o propósito de, a partir da compreensão de suas etapas, investigar os núcleos dos elementos do TPACK, facilitando sua identificação e indícios da sua mobilização, a partir da proposição de um modelo de análise. No que tange a construção dos dados, a pesquisa foi realizada em duas etapas: solicitação e acesso a um plano de aula de cada professor, utilizando uma TD para abordar um conteúdo matemático, ambos de sua escolha, seguida de uma entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que o docente pode mobilizar diferentes aspectos do TPACK por todos os momentos percebidos em seu planejamento, partindo da consolidação do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, considerando a antecipação das aprendizagens e o processo interno dos estudantes (com base nas suas hipóteses sobre como eles aprendem) e, principalmente, ao identificar e justificar a necessidade e as possíveis articulações do uso de uma TD com uma estratégia pedagógica definida, em vistas a promover essas aprendizagens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocentes – Matemática – Conhecimento - Tecnologiapt_BR
dc.subjectMatemática – Conhecimento tecnológico (TPACK)pt_BR
dc.subjectMatemática – Coreografias Didáticaspt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleAnálise metodológica da mobilização do TPACK por professores de matemática a partir das coreografias didáticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2477837526751602pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate how Mathematics teachers mobilize TPACK (Pedagogical Technological Knowledge of Content) in the planning of teaching with Digital Technologies (DT). The way in which DTs are used in the classroom, or even outside it, highlights the teacher's role in establishing learning objectives that are facilitated by the recognition of their pedagogical possibilities, as well as their articulation with the intended content to explore. This set of knowledge needed by the teacher to develop their practice in environments that involve DT, arises from the addition of technology to their pedagogical content knowledge. The development of this knowledge does not happen spontaneously, which requires the teacher to reconstruct their knowledge in theoretical and fundamentally methodological terms. Thus, they are research subjects, Basic Education Mathematics teachers, with some experience and interest in the use of DT in their pedagogical practice. In this sense, the methodology of this research is based on a qualitative approach of an interpretative and exploratory nature, according to the nature of the objectives. The procedures for conducting this study aim to investigate the mobilization of TPACK by Mathematics teachers in the planning of teaching with DT, according to the assumptions of Didactic Choreographies, in a perspective of methodological analysis of the didactic strategies planned by teachers, with the purpose of starting from from the understanding of its stages, to investigate the cores of the TPACK elements, facilitating their identification and evidence of their mobilization, based on the proposition of an analysis model. Regarding the construction of data, the research was carried out in two stages: request and access to a lesson plan for each teacher, using a DT to address a mathematical content, both of their choice, followed by a semi-structured interview. The results showed that the teacher can mobilize different aspects of TPACK at all times perceived in their planning, starting from the consolidation of their Pedagogical Content Knowledge, considering the anticipation of learning and the students' internal process (based on their hypotheses about how they learn) and, mainly, by identifying and justifying the need and possible articulations for the use of a DT with a defined pedagogical strategy, with a view to promoting this learning.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Arlaine Gabriela Pereira da Silva.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons