Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41304

Compartilhe esta página

Título: Análise de erros cometidos por alunos dos anos finais do ensino fundamental em problemas envolvendo expressões algébricas.
Autor(es): NASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Erros; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino fundamental
Data do documento: 1-Dez-2017
Citação: NASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda. Análise de erros cometidos por alunos dos anos finais do ensino fundamental em problemas envolvendo expressões algébricas. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Esta pesquisa foi motivada pela curiosidade em entender as dificuldades e possíveis razões que alunos nos anos finais do Ensino Fundamental, encontram na resolução de problemas matemáticos envolvendo expressões algébricas. Foram aplicados dois questionários em uma turma do 8º ano, analisando os níveis de desempenho entre o pré-teste e o pós-teste e categorizados os tipos de erros cometidos em cada um, de acordo com a análise didática de erros proposta por De La Torre (2007) e as concepções de Booth (1995). Entre os questionários ocorreu uma aula de intervenção, com o tema expressões algébricas, onde foi abordado as concepções históricas e o ensino das expressões algébricas no contexto dos alunos. De acordo com os resultados obtidos, podemos inferir que os principais erros cometidos são de ordem conceitual e da generalização da passagem da aritmética para a álgebra. Dessa forma, reafirma-se a importância da análise de erros cometidos pelos alunos e o desenvolvimento de uma intervenção que auxilie os alunos a superar suas dificuldades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41304
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons