Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41304

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda-
dc.date.accessioned2021-10-08T23:41:34Z-
dc.date.available2021-10-08T23:41:34Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.date.submitted2021-10-08-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda. Análise de erros cometidos por alunos dos anos finais do ensino fundamental em problemas envolvendo expressões algébricas. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41304-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi motivada pela curiosidade em entender as dificuldades e possíveis razões que alunos nos anos finais do Ensino Fundamental, encontram na resolução de problemas matemáticos envolvendo expressões algébricas. Foram aplicados dois questionários em uma turma do 8º ano, analisando os níveis de desempenho entre o pré-teste e o pós-teste e categorizados os tipos de erros cometidos em cada um, de acordo com a análise didática de erros proposta por De La Torre (2007) e as concepções de Booth (1995). Entre os questionários ocorreu uma aula de intervenção, com o tema expressões algébricas, onde foi abordado as concepções históricas e o ensino das expressões algébricas no contexto dos alunos. De acordo com os resultados obtidos, podemos inferir que os principais erros cometidos são de ordem conceitual e da generalização da passagem da aritmética para a álgebra. Dessa forma, reafirma-se a importância da análise de erros cometidos pelos alunos e o desenvolvimento de uma intervenção que auxilie os alunos a superar suas dificuldades.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectErrospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAnálise de erros cometidos por alunos dos anos finais do ensino fundamental em problemas envolvendo expressões algébricas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2478142509887858pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThis research was motivated by the curiosity to understand the difficulties and possible reasons that students in the final years of Elementary School find in solving mathematical problems involving algebraic expressions. Two questionnaires were applied in an 8th grade class, analyzing the levels of performance between the pre-test and the post-test, and categorized the types of errors committed in each one, according to the didactic analysis of errors proposed by De La Torre (2007) and Booth's conceptions (1995). Among the questionnaires was an intervention class, with the theme algebraic expressions, where the historical conceptions and the teaching of algebraic expressions in the context of the students were approached. According to the results obtained, we can infer that the main errors are conceptual and the generalization of the passage from arithmetic to algebra. In this way, the importance of analyzing mistakes made by students and the development of an intervention that helps students to overcome their difficulties is reaffirmed.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons