Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41304
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis Jose Tavares | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-08T23:41:34Z | - |
dc.date.available | 2021-10-08T23:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-08 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda. Análise de erros cometidos por alunos dos anos finais do ensino fundamental em problemas envolvendo expressões algébricas. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41304 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi motivada pela curiosidade em entender as dificuldades e possíveis razões que alunos nos anos finais do Ensino Fundamental, encontram na resolução de problemas matemáticos envolvendo expressões algébricas. Foram aplicados dois questionários em uma turma do 8º ano, analisando os níveis de desempenho entre o pré-teste e o pós-teste e categorizados os tipos de erros cometidos em cada um, de acordo com a análise didática de erros proposta por De La Torre (2007) e as concepções de Booth (1995). Entre os questionários ocorreu uma aula de intervenção, com o tema expressões algébricas, onde foi abordado as concepções históricas e o ensino das expressões algébricas no contexto dos alunos. De acordo com os resultados obtidos, podemos inferir que os principais erros cometidos são de ordem conceitual e da generalização da passagem da aritmética para a álgebra. Dessa forma, reafirma-se a importância da análise de erros cometidos pelos alunos e o desenvolvimento de uma intervenção que auxilie os alunos a superar suas dificuldades. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Erros | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Análise de erros cometidos por alunos dos anos finais do ensino fundamental em problemas envolvendo expressões algébricas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SANTOS, Maria Lucivânia Souza dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2478142509887858 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research was motivated by the curiosity to understand the difficulties and possible reasons that students in the final years of Elementary School find in solving mathematical problems involving algebraic expressions. Two questionnaires were applied in an 8th grade class, analyzing the levels of performance between the pre-test and the post-test, and categorized the types of errors committed in each one, according to the didactic analysis of errors proposed by De La Torre (2007) and Booth's conceptions (1995). Among the questionnaires was an intervention class, with the theme algebraic expressions, where the historical conceptions and the teaching of algebraic expressions in the context of the students were approached. According to the results obtained, we can infer that the main errors are conceptual and the generalization of the passage from arithmetic to algebra. In this way, the importance of analyzing mistakes made by students and the development of an intervention that helps students to overcome their difficulties is reaffirmed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3530135265961814 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Eduarda Cabral de Arruda.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons