Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41229
Compartilhe esta página
Título: | Ensino de probabilidade por meio de materiais didáticos manipuláveis no contexto de licenciandos em matemática da UFPE/CAA. |
Autor(es): | LIMA, Felipe Silva de |
Palavras-chave: | Probabilidades; Estatística; Material didático; Jogos no ensino de matemática; Estudantes de matemática |
Data do documento: | 20-Dez-2016 |
Citação: | LIMA, Felipe Silva de. Ensino de probabilidade por meio de materiais didáticos manipuláveis no contexto de licenciandos em matemática da UFPE/CAA. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | O presente trabalho, objetiva investigar os conhecimentos de licenciandas e licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste na análise e proposição de Materiais Didáticos Manipuláveis – MDM para o ensino de probabilidade para Educação Básica. Para isso, pretende-se conhecer os saberes (a respeito de Probabilidade) que foram construídos pelas graduandas e graduandos após terem cursado as disciplinas de Estatística Básica (ofertada no 2º semestre da formação), Matemática 2 (ofertada no 2º semestre da formação) e Metodologia do Ensino de Matemática I (oferecida no 5º semestre da formação) e se nesses momentos de formação tiveram contato com MDM. Os sujeitos participarão de um encontro que versarão sobre: 1) Sondagem e revisão sobre o conceito de probabilidade; 2) Discussão sobre o material lúdico no ensino de probabilidade; 3) Aplicação e análise de materiais lúdicos de probabilidade; 4) Análise e avalição dos um jogo. Para avaliar o encontro e os MDM serão confeccionados questionários para cada momento. Estudos atuais apontam a necessidade do ensino de Probabilidade e Estatística ser tratado na escola para ajudar nas tomadas de decisões inerentes às situações da vida social e econômica por meio de análises, comparações, sondagens e escolhas amostrais. Diante da notável importância de se trabalhar esse conteúdo, surge a necessidade de propor diferentes materiais que dê alternativas para futuros professores trabalharem os distintos conceitos e propriedades que envolve este conteúdo. Acredita-se também que a manipulação com o MDM é importante para auxiliar o aluno na construção de seus conhecimentos. Defendemos que o MDM é um meio envolvente e palpável de introduzir o conceito das Teorias das Probabilidades, área da matemática que convida à incerteza e que é tão primordial para interpretarmos as informações estocásticas. Quer-se, até, propor a cultura do uso de objetos lúdicos na formação dos licenciandos. Vendo-os não só como brinquedos, mais também como instrumentos que promovam a conexão entre a prática e a teoria. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41229 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Felipe Silva de.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons