Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41229

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorLIMA, Felipe Silva de-
dc.date.accessioned2021-09-29T00:05:22Z-
dc.date.available2021-09-29T00:05:22Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.date.submitted2021-09-28-
dc.identifier.citationLIMA, Felipe Silva de. Ensino de probabilidade por meio de materiais didáticos manipuláveis no contexto de licenciandos em matemática da UFPE/CAA. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41229-
dc.description.abstractO presente trabalho, objetiva investigar os conhecimentos de licenciandas e licenciandos em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco do Centro Acadêmico do Agreste na análise e proposição de Materiais Didáticos Manipuláveis – MDM para o ensino de probabilidade para Educação Básica. Para isso, pretende-se conhecer os saberes (a respeito de Probabilidade) que foram construídos pelas graduandas e graduandos após terem cursado as disciplinas de Estatística Básica (ofertada no 2º semestre da formação), Matemática 2 (ofertada no 2º semestre da formação) e Metodologia do Ensino de Matemática I (oferecida no 5º semestre da formação) e se nesses momentos de formação tiveram contato com MDM. Os sujeitos participarão de um encontro que versarão sobre: 1) Sondagem e revisão sobre o conceito de probabilidade; 2) Discussão sobre o material lúdico no ensino de probabilidade; 3) Aplicação e análise de materiais lúdicos de probabilidade; 4) Análise e avalição dos um jogo. Para avaliar o encontro e os MDM serão confeccionados questionários para cada momento. Estudos atuais apontam a necessidade do ensino de Probabilidade e Estatística ser tratado na escola para ajudar nas tomadas de decisões inerentes às situações da vida social e econômica por meio de análises, comparações, sondagens e escolhas amostrais. Diante da notável importância de se trabalhar esse conteúdo, surge a necessidade de propor diferentes materiais que dê alternativas para futuros professores trabalharem os distintos conceitos e propriedades que envolve este conteúdo. Acredita-se também que a manipulação com o MDM é importante para auxiliar o aluno na construção de seus conhecimentos. Defendemos que o MDM é um meio envolvente e palpável de introduzir o conceito das Teorias das Probabilidades, área da matemática que convida à incerteza e que é tão primordial para interpretarmos as informações estocásticas. Quer-se, até, propor a cultura do uso de objetos lúdicos na formação dos licenciandos. Vendo-os não só como brinquedos, mais também como instrumentos que promovam a conexão entre a prática e a teoria.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectEstudantes de matemáticapt_BR
dc.titleEnsino de probabilidade por meio de materiais didáticos manipuláveis no contexto de licenciandos em matemática da UFPE/CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4360117H6&tokenCaptchar=03AGdBq27gJyrneTz2UGO7efpfcWZjJZ6RT8WvfWwxldynWK5SEkZfUX-mTm9TfJB7KNxKlwH1cxXV77DpL5e7MKJBeGbacXNsjxa-bkVmsfaKUCRW1PI2SCGm9qECi3sTcPWjDmu1I1gDJKCfdAjozVnwh9KnBJkdyBVkT-RWLda-bssz80WR2_1CU36EpTYZnVCUDavBzKjbC8lN1bhX2jwoQeHm7iB6a9s8JBqT1u_uprK3zwpFCRdmMlE20FqSbPeilpGdtTXwAk9yv6vzbdVjTwEHSxpvirJO1RJPAIOQiW1dZVXNkk3O-ssFcVBHfftgE74lzXjABhkNY4MATYOTXWhffNch_G4q8G4xoS542To5HsnRLbk_LBTlPzOwy_oEDyHh5aRkxCLtgRnGVe6iV-hNpRq4DHCM4RACFwfcoCX6HKm06cArnwI_kjVwWVopM4hnWnTptB7SmVNKobt4NsugMWdb7wpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq25XSWYnhVQvzW__uBnRFQ9o1Ly_z1h6Yn6uEKHnLrXJz1eVWVE5s1UrJtPCtMOkSpa-L79AjBpBhXvYrs55NfD6DoZDLAyEe2zaljAAI_mx7RVLMZ1yr4j7JDoULuuBA2N6Pf8PR-YJ2z_ifwOkzhwdj47b4sG1xzV7JK_IImCsUe9YfeFCFScUt4sPeUq9akTmbkoHaNS0SIOn3YxtZvcSmL1qpjRGjG7iTM0t-qcIw0KSoY-mODZy1P4K2L1u39TuZKPpgMnQpfBFk0JP6xxQt1C5g5RzqoXmbUA27OWpgYUhc2IhIsNDEbXQxLEtzs5kVXGcsSpCwKx8vcdsS2frAkAO9VIay9nVulOF4Hym8goXYMnoU11Xkm4VTFvQYAlbF3y1cDj3D7FIkS-LSeqb4gUVSlEplgHUaIj8Lr8YQoSPSIBX1aMaZOr7mXCBMvQXlkh5EyZkIXznswyKhyvqzz3x9NWP2hW0RQ8cfjgURUoDnUEpt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to investigate the knowledge of undergraduate and graduate students in Mathematics of the Federal University of Pernambuco of the Agreste Academic Center in the analysis and proposition of Manipulable Didactic Materials - MDM for the teaching of probability for Basic Education. For this, it is intended to know the knowledge (about Probability) that were constructed by the undergraduate and graduate students after having studied the Basic Statistics (offered in the 2nd semester of the training), Mathematics 2 (offered in the second semester of the training) and Methodology of Mathematics Teaching I (offered in the 5th semester of the training) and if in those moments of formation had contact with MDM. The subjects will participate in a meeting that will deal with: 1) Survey and review on the concept of probability; 2) Discussion on play material in probability teaching; 3) Application and analysis of playful probability materials; 4) Analysis and evaluation of a game. To evaluate the meeting and the MDGs will be made questionnaires for each moment. Current studies point to the need for Probability and Statistics to be treated at school to assist decision making in social and economic life situations through analyzes, comparisons, surveys and sample choices. Given the remarkable importance of working on this content, there is a need to propose different materials that will give alternatives for future teachers to work on the different concepts and properties involved in this content. It is also believed that manipulation with the MDM is important to assist the student in building their knowledge. We argue that MDM is a compelling and tangible way of introducing the concept of Probability Theories, an area of mathematics that invites uncertainty and is so central to interpreting stochastic information. We even want to propose the culture of the use of play objects in the training of graduates. Seeing them not only as toys, but also as instruments that promote the connection between practice and theory.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Felipe Silva de.pdf2,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons