Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41224

Compartilhe esta página

Título: Dificuldades e possibilidades para o ensino aprendizagem da álgebra, nos anos finais do ensino fundamental.
Autor(es): LEAL, Jéssica da Silva
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Álgebra; Ensino fundamental; Distúrbios da aprendizagem
Data do documento: 12-Dez-2017
Citação: LEAL, Jéssica da Silva. Dificuldades e possibilidades para o ensino aprendizagem da álgebra, nos anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O estudo da álgebra é algo presente em grande parte do currículo de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e apesar disso observamos uma dificuldade demasiada dos discentes na resolução de atividades que envolvem este conteúdo, trazendo para nós a seguinte pergunta: Quais as principais dificuldades expressas por alguns alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ao resolverem exercícios/problemas envolvendo Equações Algébricas? Com isso, nosso trabalho buscou analisar, através de uma lista de exercícios, as possíveis dificuldades dos alunos no aprendizado de álgebra nos anos finais do ensino fundamental. Esta temática tem sido abordada por diversos autores, entre eles, Gil (2008), Silva (2013) e Alves (2015), que buscaram compreender o que ocasionariam as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de ensino e aprendizagem da álgebra. Este estudo foi desenvolvido em três turmas dos anos finais (7º ano, 8º ano e 9º ano), de uma escola da rede pública municipal do ensino, em Bezerros – PE, a coleta dos dados foi composta de 74 alunos. A pesquisa apresenta uma análise qualitativa dos dados, através disso também buscamos compreender as possíveis dificuldades encontradas por alunos ao resolverem questões envolvendo Equações. Observamos que a interpretação da linguagem corrente para a linguagem simbólica, é uma das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41224
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEAL, Jéssica da Silva.pdf880,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons