Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41224
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | QUEIROZ, Simone Moura | - |
dc.contributor.author | LEAL, Jéssica da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T22:32:33Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T22:32:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.citation | LEAL, Jéssica da Silva. Dificuldades e possibilidades para o ensino aprendizagem da álgebra, nos anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41224 | - |
dc.description.abstract | O estudo da álgebra é algo presente em grande parte do currículo de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e apesar disso observamos uma dificuldade demasiada dos discentes na resolução de atividades que envolvem este conteúdo, trazendo para nós a seguinte pergunta: Quais as principais dificuldades expressas por alguns alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ao resolverem exercícios/problemas envolvendo Equações Algébricas? Com isso, nosso trabalho buscou analisar, através de uma lista de exercícios, as possíveis dificuldades dos alunos no aprendizado de álgebra nos anos finais do ensino fundamental. Esta temática tem sido abordada por diversos autores, entre eles, Gil (2008), Silva (2013) e Alves (2015), que buscaram compreender o que ocasionariam as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de ensino e aprendizagem da álgebra. Este estudo foi desenvolvido em três turmas dos anos finais (7º ano, 8º ano e 9º ano), de uma escola da rede pública municipal do ensino, em Bezerros – PE, a coleta dos dados foi composta de 74 alunos. A pesquisa apresenta uma análise qualitativa dos dados, através disso também buscamos compreender as possíveis dificuldades encontradas por alunos ao resolverem questões envolvendo Equações. Observamos que a interpretação da linguagem corrente para a linguagem simbólica, é uma das maiores dificuldades apresentadas pelos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldades e possibilidades para o ensino aprendizagem da álgebra, nos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8961260E7&tokenCaptchar=03AGdBq26IlcBBCyQ25JGRJ1ZsBlW4SmTA7Z6OTtKhiwAfSjLd1cFmm2twPEAXemgnfehs45H_orWnJ9HIh6sAcunccBn3mQjKRUF9aWa7VSUT_PE9QXEs90Oiaug7AWc31Q_w82AkGfto1ClvHfPvaqTNC47nU5VK_LN49x-0x3k0B4knJaXi8N1gxP2EDD7MYNOgDw6V1rZlVdwt3a68wBszFLzTyZes0YaYYAEl9D1yLsHayFBj9dsibcL76rJry70H8LcEWSOZN0BV5gIJBQ2GC9hFvK1RQsd75TGhBobU_PF4ro4mry3NEbPXyk1VXCxSnjoOJUxnnJWDUbiPVxV6zYLRHEF8Qj6v3Rsd7dil2UD7S1GacIBuTa0RqEzqiqeZzD4-0z2cX0QUW75NuQSutPPZdxncCZ4UqszzJihN0OmGuLV4qa1rdHM_XXPKxfDyAA05BOZcd5RZgZ2okKtg42DP--4D7Q | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428906U1&tokenCaptchar=03AGdBq25hFqaNAldSLeNDP2txt6WdLmCZgjufCKdpThToqH54nP9pmgJ1SUT2RBko8JsLE9HNQrL2jfwwK-4UepnLMj_Zc27Hk2EkZ-IZxFWXQFVnCMx9x8HzfNWxfLb2m9lg7S8QbmKNZhtA30HoNDG-wUESRw5b7GbUYlrBK7d63zyTPEY50bwcviTnAyetxmMgLqeofVzank3gn_xqL8wF3vrgqV36GAvxJuBq2XOQDPaJXj6Lquc2MZuveQLUQs7lHPE58Pg_sh52cYYqKyHKI97SrMeyqSuWf2Ki5nNrdPHBCmxi8w9KqqoJlfL_kfqHv7U342pzQIfF14hjvgXip7SEu1kp3HiR36_xQeVIGN2ATNGE1f6Te-PXpLOxjpisgUFEoVLPyqkUkcoS7CvuQK9FOdWm7aVrbAelFuVu9omt7psO1DpB-Ja9bEXSSA66iiYUiNgec-yM2ofjFxlOxoKTwVdnkA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of algebra is largely present in the math curriculum in the final years of elementary school and yet we see too much difficulty of students in solving activities involving this content, bringing to us the following question: What are the main difficulties expressed by some students in the final years of Elementary School when solving exercises/problems involving Algebraic Equations? With this, our work sought to analyze, through a list of exercises, the possible difficulties of students in learning algebra in the final years of elementary school. Several authors, such as Gil (2008), Silva (2013), have approached this theme and Alves (2015), who sought to understand what, would lead to difficulties presented by students in the process of teaching and learning algebra. This study was carried out in three groups of the final years (7th grade, 8th grade and 9th grade) of a public school system in Bezerros – PE, data collection was made up of 74 students. The research presents a qualitative analysis of the data, through this we also try to understand the possible difficulties encountered by students when solving questions involving Equations. We observe that the interpretation of the current language for the symbolic language is one of the greatest difficulties presented by the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEAL, Jéssica da Silva.pdf | 880,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons