Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220

Share on

Title: A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico.
Authors: FERREIRA, Luana Lemos
Keywords: Probabilidades; Estudantes de matemática; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem
Issue Date: 4-Jul-2017
Citation: FERREIRA, Luana Lemos. A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade analisar o processo da Argumentação, no desenvolvimento do pensamento probabilístico, através de um jogo, intitulado como Passeios Aleatórios da Mônica, aplicado em uma turma do 8º Ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual, da cidade de Surubim-PE. O mesmo surgiu da necessidade de se pesquisar a respeito da Argumentação como estratégia de ensino do conteúdo de probabilidade. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo. Foi-se utilizada como unidade de análise, do processo argumentativo, a proposta de Leitão (2005), que além de verificar as funções argumentativas da linguagem, faz a análise da existência da estrutura argumentativa: argumento, contra-argumento e resposta. A partir da pesquisa realizada, inferimos que embora a argumentação funcione como estratégia de ensino para o desenvolvimento do pensamento probabilístico, há uma necessidade de que o professor envolvido no processo conheça a argumentação, como estratégia de ensino, para assim poder conduzir a situação de ensino e aprendizagem para que seu objetivo metodológico seja alcançado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA, Luana Lemos.pdf3,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons