Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Luana Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T21:58:18Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T21:58:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-04 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Luana Lemos. A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade analisar o processo da Argumentação, no desenvolvimento do pensamento probabilístico, através de um jogo, intitulado como Passeios Aleatórios da Mônica, aplicado em uma turma do 8º Ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual, da cidade de Surubim-PE. O mesmo surgiu da necessidade de se pesquisar a respeito da Argumentação como estratégia de ensino do conteúdo de probabilidade. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo. Foi-se utilizada como unidade de análise, do processo argumentativo, a proposta de Leitão (2005), que além de verificar as funções argumentativas da linguagem, faz a análise da existência da estrutura argumentativa: argumento, contra-argumento e resposta. A partir da pesquisa realizada, inferimos que embora a argumentação funcione como estratégia de ensino para o desenvolvimento do pensamento probabilístico, há uma necessidade de que o professor envolvido no processo conheça a argumentação, como estratégia de ensino, para assim poder conduzir a situação de ensino e aprendizagem para que seu objetivo metodológico seja alcançado. | pt_BR |
dc.format.extent | 73p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Probabilidades | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, José Jefferson da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540551Z4&tokenCaptchar=03AGdBq267-ojBYFHjxCSoTJnqn_nCw1MvvWVEWzQv9PUt7Qt2ijFtaVXUuVSDEHN0x9zAGphyVsZoXlz9fP6x0qAQTrBJek5XWtHzETxZqwj-Z3f-vL8N4kxRg0a0MfE2s6e0LuGbJ_Wiyfw4wlN5j7QmF3MBRAK-QGjVJoRLwaBC95UIiIVrZICCk5xTXS-zOb3P-z_8V83GL-AG-ron0_H-Iph6NSaKWAGvZQDbOyGuNGzavtlBE6ft2VBoqZdVn48_HyLuFO7U1dpflumOLfyiUdORUxVRcC5G1EFKYeK6o6qcEp57MP6OYej518DpDgatLMMmdiw6o0350ngjmjKB2RsdzXSLwMBkerIyRkwEQ0iImQ6Y9g4PlKAcwU98SzQtOS_Os7OWDlOPPlBkk2H4W3IMZNcOVUjY7jHIMfd-PDOTFF3bBVh6H8R0K7osW38oce1d2BcLQuvun2X00svDFULySF8I5A | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721108E1&tokenCaptchar=03AGdBq24p5ANVof10z777CmX2TsN0zNRfO-J_F8PVj9Pw1E2saNyI4LNLsQ1YOmE-ekXzeyw_GjpIoeJPpVaDlD1S2oYCz4lZAZ_m8ikQe9Nd9qooCczs6YiNhG-7LDPqGRBT0DuENaNN9Eew7nLRpGAbfafpPWbhKVGN6cCLsr8Z-AukkcnRmDWgJpYrMCoEsvYFITqF0woSRqU3-VBud_UnCqvOwe-ql-TxvFBroCK_cJoesqwfMgk3gLx_NWUL4Ell9wFmtX2nTXCsgGKf7aNNXwZbqo8tffiU3_jtBuGYw1SVylNNBNMAKZz5RtlVd0MvDrkccjDQ3HfJwBg4EzA6oCFXTkjtaS7jWqJVSAwWqPpc039MlCx52u7VYjAllQKaROdF6fIUy_Ze6hyRVmkLo_WdMFW0hGU0tMsQr5N4wr1CAmQ2TDy8XVZ557tvU28ZydUZuF0jCtBLCWv1dBlYp2ucCb7zUQ | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present essay has the purpose of analyzing the Argumentation process, in the development of the probabilistic thinking, through a game called Mônica’s Random Walks, applied in an elementary eight-grade class of a public state school in Surubim city, in the state of Pernambuco. The study arose from the need of researching about Argumentation as a strategy for teaching the content of probability. The research was qualitative. The proposal of Leitão (2005) was used as a base of analysis of the argumentative process, which, besides checking the argumentative functions of language, analyzes the existence of the argumentative structure: argument, counter-argument and response. As a result of the conducted research, we infer that although the argumentation works as a teaching strategy for the development of the probabilistic thinking, there is a need for the teacher involved in the process of knowing the argumentation as a teaching strategy, in order to be able to lead the teaching and learning situation, so that his or her methodological goal be achieved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4409519A1&tokenCaptchar=03AGdBq26jA5A0DMhmWHeyK--Vkwccupy_ruiygy1lfJqKlhzhyEeoARXyDmoNInDYDojrWBuu5CmKA2w-OLtjPbK1ogANflKB-NVw1IG19uwUa3hlaIgZUZerfdWDmeds3K66jKCtLgdFNafxRYDAIudI5tKNrpdZAiASLvKSEo_wO5-kGdBnz0IzDizGfyNwJBEQQiu7JeHw5vYevCa4XjQ1T3LflVLVInWKbIjhePGkFwibQQxWoQZKRsbRATmYyKdltjqZ6c9clEtWJjYQJKbotmqAzMwNj9OOWKoLFw_LAiOPvFmf000ZHvC7hFGqAOfp5tmmOQnERE3hneH8TpYIP_Pbbe1EF9360yBQmQoX90vFOoos8Bx1DBb8bpH8Nh6HdBAglpYQ2ppf46Lknw1qw9f4AMbM_ybP_TcgMuDPxXCK2miKTRHH_-Pr1qreI7AGYgGE7QmglkZ4RWdZRMOOawzTLFBo6Q | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA, Luana Lemos.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons