Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorFERREIRA, Luana Lemos-
dc.date.accessioned2021-09-28T21:58:18Z-
dc.date.available2021-09-28T21:58:18Z-
dc.date.issued2017-07-04-
dc.date.submitted2021-09-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luana Lemos. A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade analisar o processo da Argumentação, no desenvolvimento do pensamento probabilístico, através de um jogo, intitulado como Passeios Aleatórios da Mônica, aplicado em uma turma do 8º Ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual, da cidade de Surubim-PE. O mesmo surgiu da necessidade de se pesquisar a respeito da Argumentação como estratégia de ensino do conteúdo de probabilidade. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo. Foi-se utilizada como unidade de análise, do processo argumentativo, a proposta de Leitão (2005), que além de verificar as funções argumentativas da linguagem, faz a análise da existência da estrutura argumentativa: argumento, contra-argumento e resposta. A partir da pesquisa realizada, inferimos que embora a argumentação funcione como estratégia de ensino para o desenvolvimento do pensamento probabilístico, há uma necessidade de que o professor envolvido no processo conheça a argumentação, como estratégia de ensino, para assim poder conduzir a situação de ensino e aprendizagem para que seu objetivo metodológico seja alcançado.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProbabilidadespt_BR
dc.subjectEstudantes de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, José Jefferson da-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8540551Z4&tokenCaptchar=03AGdBq267-ojBYFHjxCSoTJnqn_nCw1MvvWVEWzQv9PUt7Qt2ijFtaVXUuVSDEHN0x9zAGphyVsZoXlz9fP6x0qAQTrBJek5XWtHzETxZqwj-Z3f-vL8N4kxRg0a0MfE2s6e0LuGbJ_Wiyfw4wlN5j7QmF3MBRAK-QGjVJoRLwaBC95UIiIVrZICCk5xTXS-zOb3P-z_8V83GL-AG-ron0_H-Iph6NSaKWAGvZQDbOyGuNGzavtlBE6ft2VBoqZdVn48_HyLuFO7U1dpflumOLfyiUdORUxVRcC5G1EFKYeK6o6qcEp57MP6OYej518DpDgatLMMmdiw6o0350ngjmjKB2RsdzXSLwMBkerIyRkwEQ0iImQ6Y9g4PlKAcwU98SzQtOS_Os7OWDlOPPlBkk2H4W3IMZNcOVUjY7jHIMfd-PDOTFF3bBVh6H8R0K7osW38oce1d2BcLQuvun2X00svDFULySF8I5Apt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721108E1&tokenCaptchar=03AGdBq24p5ANVof10z777CmX2TsN0zNRfO-J_F8PVj9Pw1E2saNyI4LNLsQ1YOmE-ekXzeyw_GjpIoeJPpVaDlD1S2oYCz4lZAZ_m8ikQe9Nd9qooCczs6YiNhG-7LDPqGRBT0DuENaNN9Eew7nLRpGAbfafpPWbhKVGN6cCLsr8Z-AukkcnRmDWgJpYrMCoEsvYFITqF0woSRqU3-VBud_UnCqvOwe-ql-TxvFBroCK_cJoesqwfMgk3gLx_NWUL4Ell9wFmtX2nTXCsgGKf7aNNXwZbqo8tffiU3_jtBuGYw1SVylNNBNMAKZz5RtlVd0MvDrkccjDQ3HfJwBg4EzA6oCFXTkjtaS7jWqJVSAwWqPpc039MlCx52u7VYjAllQKaROdF6fIUy_Ze6hyRVmkLo_WdMFW0hGU0tMsQr5N4wr1CAmQ2TDy8XVZ557tvU28ZydUZuF0jCtBLCWv1dBlYp2ucCb7zUQpt_BR
dc.description.abstractxThe present essay has the purpose of analyzing the Argumentation process, in the development of the probabilistic thinking, through a game called Mônica’s Random Walks, applied in an elementary eight-grade class of a public state school in Surubim city, in the state of Pernambuco. The study arose from the need of researching about Argumentation as a strategy for teaching the content of probability. The research was qualitative. The proposal of Leitão (2005) was used as a base of analysis of the argumentative process, which, besides checking the argumentative functions of language, analyzes the existence of the argumentative structure: argument, counter-argument and response. As a result of the conducted research, we infer that although the argumentation works as a teaching strategy for the development of the probabilistic thinking, there is a need for the teacher involved in the process of knowing the argumentation as a teaching strategy, in order to be able to lead the teaching and learning situation, so that his or her methodological goal be achieved.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4409519A1&tokenCaptchar=03AGdBq26jA5A0DMhmWHeyK--Vkwccupy_ruiygy1lfJqKlhzhyEeoARXyDmoNInDYDojrWBuu5CmKA2w-OLtjPbK1ogANflKB-NVw1IG19uwUa3hlaIgZUZerfdWDmeds3K66jKCtLgdFNafxRYDAIudI5tKNrpdZAiASLvKSEo_wO5-kGdBnz0IzDizGfyNwJBEQQiu7JeHw5vYevCa4XjQ1T3LflVLVInWKbIjhePGkFwibQQxWoQZKRsbRATmYyKdltjqZ6c9clEtWJjYQJKbotmqAzMwNj9OOWKoLFw_LAiOPvFmf000ZHvC7hFGqAOfp5tmmOQnERE3hneH8TpYIP_Pbbe1EF9360yBQmQoX90vFOoos8Bx1DBb8bpH8Nh6HdBAglpYQ2ppf46Lknw1qw9f4AMbM_ybP_TcgMuDPxXCK2miKTRHH_-Pr1qreI7AGYgGE7QmglkZ4RWdZRMOOawzTLFBo6Qpt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FERREIRA, Luana Lemos.pdf3,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons