Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220
Compartilhe esta página
Título: | A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico. |
Autor(es): | FERREIRA, Luana Lemos |
Palavras-chave: | Probabilidades; Estudantes de matemática; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem |
Data do documento: | 4-Jul-2017 |
Citação: | FERREIRA, Luana Lemos. A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O presente trabalho tem por finalidade analisar o processo da Argumentação, no desenvolvimento do pensamento probabilístico, através de um jogo, intitulado como Passeios Aleatórios da Mônica, aplicado em uma turma do 8º Ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual, da cidade de Surubim-PE. O mesmo surgiu da necessidade de se pesquisar a respeito da Argumentação como estratégia de ensino do conteúdo de probabilidade. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo. Foi-se utilizada como unidade de análise, do processo argumentativo, a proposta de Leitão (2005), que além de verificar as funções argumentativas da linguagem, faz a análise da existência da estrutura argumentativa: argumento, contra-argumento e resposta. A partir da pesquisa realizada, inferimos que embora a argumentação funcione como estratégia de ensino para o desenvolvimento do pensamento probabilístico, há uma necessidade de que o professor envolvido no processo conheça a argumentação, como estratégia de ensino, para assim poder conduzir a situação de ensino e aprendizagem para que seu objetivo metodológico seja alcançado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERREIRA, Luana Lemos.pdf | 3,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons