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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220

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Título: A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico.
Autor(es): FERREIRA, Luana Lemos
Palavras-chave: Probabilidades; Estudantes de matemática; Jogos no ensino de matemática; Aprendizagem
Data do documento: 4-Jul-2017
Citação: FERREIRA, Luana Lemos. A argumentação como estratégia de ensino para desenvolvimento do pensamento probabilístico. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho tem por finalidade analisar o processo da Argumentação, no desenvolvimento do pensamento probabilístico, através de um jogo, intitulado como Passeios Aleatórios da Mônica, aplicado em uma turma do 8º Ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual, da cidade de Surubim-PE. O mesmo surgiu da necessidade de se pesquisar a respeito da Argumentação como estratégia de ensino do conteúdo de probabilidade. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo. Foi-se utilizada como unidade de análise, do processo argumentativo, a proposta de Leitão (2005), que além de verificar as funções argumentativas da linguagem, faz a análise da existência da estrutura argumentativa: argumento, contra-argumento e resposta. A partir da pesquisa realizada, inferimos que embora a argumentação funcione como estratégia de ensino para o desenvolvimento do pensamento probabilístico, há uma necessidade de que o professor envolvido no processo conheça a argumentação, como estratégia de ensino, para assim poder conduzir a situação de ensino e aprendizagem para que seu objetivo metodológico seja alcançado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41220
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