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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41218
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Título : | Tópico discursivo e construção do ponto de vista : o trabalho com a produção textual no contexto do Enem |
Autor : | SILVA, Raul Guilherme Candido da |
Palabras clave : | Tópico discursivo; Ponto de vista; Ensino de produção textual |
Fecha de publicación : | 12-mar-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Raul Guilherme Candido da. Tópico discursivo e construção do ponto de vista: o trabalho com a produção textual no contexto do Enem. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Dentro dos estudos da Linguística de Texto no Brasil, o tópico discursivo, como uma categoriade análise, vem ganhando destaque há quase três décadas pelo estudo de diversos gêneros textuais orais e escritos (PINHEIRO, 2005). Considerado como o fio condutor do texto(JUBRAN, 2006a; 2006b), em gêneros argumentativos – como no caso da redação do Enem –ele já foi estudado em articulação com as sequências argumentativas de Jean-Michel Adam (ALENCAR e FARIA, 2014; SILVA, 2020) e com as metarregras da coerência de Michel Charolles (LINS et al, 2017). No entanto, dentro dos estudos textuais que se debruçam sobre gêneros argumentativos, acreditamos que o tópico pode ser associado também à teoria do pontode vista (doravante – PDV) de Alain Rabatel (2016a; 2016b). Nesse sentido, em um contexto de ensino/aprendizagem de produção textual, temos como objetivo analisar como estudantes depré-vestibular conduzem o tópico textual-discursivo de suas redações a fim de garantir a construção de seus pontos de vista. Para tanto, adotamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação, propondo intervenções no processo de ensino de produção textual com estratégias que contemplem o tópico discursivo e a construção do PDV. Com isso, mediante asanálises feitas depois dos momentos de intervenção, percebemos, apesar de consideráveis avanços, que os alunos têm algumas dificuldades em relação ao modo de organizar o fazer argumentativo, fator que interfere diretamente na condução tópica e a construção de seus pontos de vista. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41218 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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