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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41218

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORTEZ, Suzana Leite-
dc.contributor.authorSILVA, Raul Guilherme Candido da-
dc.date.accessioned2021-09-28T17:27:59Z-
dc.date.available2021-09-28T17:27:59Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationSILVA, Raul Guilherme Candido da. Tópico discursivo e construção do ponto de vista: o trabalho com a produção textual no contexto do Enem. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41218-
dc.description.abstractDentro dos estudos da Linguística de Texto no Brasil, o tópico discursivo, como uma categoriade análise, vem ganhando destaque há quase três décadas pelo estudo de diversos gêneros textuais orais e escritos (PINHEIRO, 2005). Considerado como o fio condutor do texto(JUBRAN, 2006a; 2006b), em gêneros argumentativos – como no caso da redação do Enem –ele já foi estudado em articulação com as sequências argumentativas de Jean-Michel Adam (ALENCAR e FARIA, 2014; SILVA, 2020) e com as metarregras da coerência de Michel Charolles (LINS et al, 2017). No entanto, dentro dos estudos textuais que se debruçam sobre gêneros argumentativos, acreditamos que o tópico pode ser associado também à teoria do pontode vista (doravante – PDV) de Alain Rabatel (2016a; 2016b). Nesse sentido, em um contexto de ensino/aprendizagem de produção textual, temos como objetivo analisar como estudantes depré-vestibular conduzem o tópico textual-discursivo de suas redações a fim de garantir a construção de seus pontos de vista. Para tanto, adotamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação, propondo intervenções no processo de ensino de produção textual com estratégias que contemplem o tópico discursivo e a construção do PDV. Com isso, mediante asanálises feitas depois dos momentos de intervenção, percebemos, apesar de consideráveis avanços, que os alunos têm algumas dificuldades em relação ao modo de organizar o fazer argumentativo, fator que interfere diretamente na condução tópica e a construção de seus pontos de vista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTópico discursivopt_BR
dc.subjectPonto de vistapt_BR
dc.subjectEnsino de produção textualpt_BR
dc.titleTópico discursivo e construção do ponto de vista : o trabalho com a produção textual no contexto do Enempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8574632831440586pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7074383097916404pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxDentro de los estudios de la Lingüística del Texto en Brasil, el tópico discursivo, como una categoría de análisis, se ha destacado hace casi tres décadas en los más diversos géneros textuales (PINHEIRO, 2005). Considerando como el hilo conductor del texto (JUBRAN, 2006a; 2006b), en géneros argumentativos – como en el caso de la redacción del Enem – él yafue asociado a las secuencias argumentativas de Jean-Michel Adam (ALENCAR e FARIA, 2014; SILVA, 2020), metarreglas de coherencia Michel Charolles (LINS et al, 2017) etc. Sin embargo, por la propia interdisciplinariedad que lasinvestigacionesrelacionadas a la Lingüística Textual asumen, creemos que el tópico puede ser asociado a la teoría del punto de vista (de ahora en adelante – PDV) de Alain Rabatel (2016a; 2016b). En ese sentido, en un contexto de enseñanza/aprendizaje de producción textual, tenemos como objetivo analizar como estudiantes de la escuela preparatoria conducen el tópico textual discursivo de sus redacciones a fin de garantizar la construcción de sus puntos de vista. Para tanto, adoptamos el abordaje metodológico de la investigación acción, proponiendo intervenciones en el proceso deenseñanza de producción textual con estrategias que contemplen el tópico discursivo y la construcción del PVD. Con eso, mediante los análisis hechos después de los momentos de intervenciones, percibimos que, a pesar de considerables avances, los alumnos tienen algunas dificultades en relación al hacer argumentativo, hecho que interfiere directamente la conduccióntópica y la construcción de sus puntos de vista.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

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