Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41183

Compartilhe esta página

Título: Dificuldades dos alunos na resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas: 7° ano do ensino fundamental – anos finais.
Autor(es): DINIZ, Danilo Pereira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Aprendizagem
Data do documento: 8-Dez-2017
Citação: DINIZ, Danilo Pereira. Dificuldades dos alunos na resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas: 7° ano do ensino fundamental – anos finais. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo, com o objetivo de verificar a importância do ensino de resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas como uma estratégia para o ensino de Matemática dos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, de uma escola estadual do estado de Pernambuco. O referencial teórico tem como base a Arte de Resolver Problemas de George Polya (1995), e as contribuições de Pozo (1998), Silveira (2001), entre outros. Como metodologia, foi realizada uma intervenção e aplicação de um questionário; assim, dividimos esse momento em duas etapas, são elas: aplicação do questionário sociocultural (conhecer o aluno) e aplicação do questionário para verificação da aprendizagem. Aplicamos o questionário sociocultural para os alunos, incluindo perguntas norteadoras para a compreensão do mesmo, posteriormente à aplicação do questionário para verificação de aprendizagem resolução de problemas multiplicativos. Em análise, percebeu-se que aconteceu o entendimento do conceito de resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas; porém, a manipulação dos cálculos, em geral, obteve êxito parcial. A proposta de trabalho apresentado permite afirmar a existência de métodos que, se bem direcionados, certamente ajudarão no desenvolvimento do raciocínio do aluno e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem, especialmente da turma de 7º Ano. A conclusão final permitiu ressaltar os principais aspectos da pesquisa, em que podemos considerar que, quando se trata de aprendizagem, é necessário que se compreenda que tanto o professor quanto o aluno necessitam de tempo de ensino e aprendizagem, respectivamente, para que ocorra uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41183
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DINIZ, Danilo Pereira.pdf980,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons