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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41183
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Título: | Dificuldades dos alunos na resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas: 7° ano do ensino fundamental – anos finais. |
Autor(es): | DINIZ, Danilo Pereira |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Matemática - Problemas, questões, exercícios; Aprendizagem |
Data do documento: | 8-Dez-2017 |
Citação: | DINIZ, Danilo Pereira. Dificuldades dos alunos na resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas: 7° ano do ensino fundamental – anos finais. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo, com o objetivo de verificar a importância do ensino de resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas como uma estratégia para o ensino de Matemática dos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, de uma escola estadual do estado de Pernambuco. O referencial teórico tem como base a Arte de Resolver Problemas de George Polya (1995), e as contribuições de Pozo (1998), Silveira (2001), entre outros. Como metodologia, foi realizada uma intervenção e aplicação de um questionário; assim, dividimos esse momento em duas etapas, são elas: aplicação do questionário sociocultural (conhecer o aluno) e aplicação do questionário para verificação da aprendizagem. Aplicamos o questionário sociocultural para os alunos, incluindo perguntas norteadoras para a compreensão do mesmo, posteriormente à aplicação do questionário para verificação de aprendizagem resolução de problemas multiplicativos. Em análise, percebeu-se que aconteceu o entendimento do conceito de resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas; porém, a manipulação dos cálculos, em geral, obteve êxito parcial. A proposta de trabalho apresentado permite afirmar a existência de métodos que, se bem direcionados, certamente ajudarão no desenvolvimento do raciocínio do aluno e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem, especialmente da turma de 7º Ano. A conclusão final permitiu ressaltar os principais aspectos da pesquisa, em que podemos considerar que, quando se trata de aprendizagem, é necessário que se compreenda que tanto o professor quanto o aluno necessitam de tempo de ensino e aprendizagem, respectivamente, para que ocorra uma aprendizagem significativa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41183 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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