Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41183
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Paulo Roberto Câmara de | - |
dc.contributor.author | DINIZ, Danilo Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-23T00:24:19Z | - |
dc.date.available | 2021-09-23T00:24:19Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-22 | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Danilo Pereira. Dificuldades dos alunos na resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas: 7° ano do ensino fundamental – anos finais. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41183 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo, com o objetivo de verificar a importância do ensino de resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas como uma estratégia para o ensino de Matemática dos alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, de uma escola estadual do estado de Pernambuco. O referencial teórico tem como base a Arte de Resolver Problemas de George Polya (1995), e as contribuições de Pozo (1998), Silveira (2001), entre outros. Como metodologia, foi realizada uma intervenção e aplicação de um questionário; assim, dividimos esse momento em duas etapas, são elas: aplicação do questionário sociocultural (conhecer o aluno) e aplicação do questionário para verificação da aprendizagem. Aplicamos o questionário sociocultural para os alunos, incluindo perguntas norteadoras para a compreensão do mesmo, posteriormente à aplicação do questionário para verificação de aprendizagem resolução de problemas multiplicativos. Em análise, percebeu-se que aconteceu o entendimento do conceito de resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas; porém, a manipulação dos cálculos, em geral, obteve êxito parcial. A proposta de trabalho apresentado permite afirmar a existência de métodos que, se bem direcionados, certamente ajudarão no desenvolvimento do raciocínio do aluno e, consequentemente, no processo ensino-aprendizagem, especialmente da turma de 7º Ano. A conclusão final permitiu ressaltar os principais aspectos da pesquisa, em que podemos considerar que, quando se trata de aprendizagem, é necessário que se compreenda que tanto o professor quanto o aluno necessitam de tempo de ensino e aprendizagem, respectivamente, para que ocorra uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldades dos alunos na resolução de problemas envolvendo estruturas multiplicativas: 7° ano do ensino fundamental – anos finais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da | - |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2759196H1&tokenCaptchar=03AGdBq25pehvkzn688i_oW_JXgj5CdAOCpNBb_XNW5Fgvx0G2yjUqeIkrkzaHS8Jzv_S3CSdeWBs5eWvOohsAFAc9oe2KQ6R0-Z-R-KevKP--dicWdUr1ggB2XI3DRWO7Wrt4-TAUV59SGi-4Pn8SOYrlQtCVTjrvKMWA6JY8omSMuoFhmjEWIh6LWgaC-IoWJkSn67WNDwWAC_LW6-ItqYDEPGvUZBSN3Di2NVpx2xGdd1BkDeRAnuib_xTup2-_q9MB1wmjTrkKHRG9F21lJCvk99TRlhWHWrbgUuDoO0Ys7Ni9PmyoGDt0CQLaSBQ_O4VpOsk6MbH7Ol6ZfJmuTFttPGm4IsuGihnlRLswXbVdfTRQ0RwcDktXHNTElp8B3cyb9h9wEpWFm8IOIc72tjWoAeMlrq-0v_oRQMaesQfXkW_Mnh1HxSi-mKMmfQFNtqLZv57wjmk1272d_Lr47-hQmYPfvBKosQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700963D9&tokenCaptchar=03AGdBq27GMbOLAmuCrWdX13YP7MCwG-M-u83rDU_tHqGMoJxs392atJagISv9aOwXExQ8er93cj6-2O5aJOd1bQ2taJpTNyZevVScrS065a8XNNGC01SMjlZ9FFgbyCguoEwaKgKJTMGlCnjME4qp6N-6nRldDo03opaJeeBD1toQApwQmP-XFwNOW2WQTfsh8TtzuuZWSBQu3z6JiO6f3chJFiM8DKsmJ0I48RIBBTi3-UwmjLRjcDN2g7lXNyEStXvDWaNZ_tbrBKg9G1rg_ODgnH-V70VIvmCAwVP3nhpwLmg4a40PFkWkUsAmrG7yT93uMGabu6g0QKxMCmHiGwnG_RMzV_GkIdY83l6mU5llYDcRRDbY1I1u_T7TsaEKQF4ZXdPf4NFpxRe8FQ3so1ab3R-3LOB8Oz6pnCi4vMsiHcxuSRFf4xncbLGzIzSvZyUOzTeOt2bVptIcCk7kUyjJzQlvnYw87Q | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work is the result of a field research, which the objective was to verify the importance of teaching problem solving involving multiplicative structures as a strategy for the teaching of Mathematics for the students of the 7th Year of Elementary School, into a state school of the state of Pernambuco. The theoretical reference is based on "A Arte de Resolver Problemas", written by George Polya (1995), and the contributions of Pozo (1998), Silveira (2001), among others. As methodology, an intervention and application of a questionnaire was carried out; thus, we divided this moment into two stages: the application of the sociocultural questionnaire (knowing the student) and the application of the questionnaire to verify the learning. We applied the sociocultural questionnaire to the students, including guiding questions for their understanding, after the explanation and application of the questionnaire. In analysis, it was noticed that the understanding of the concept of problem solving involving multiplicative structures occurred; however, the manipulation of the calculations had been, in general, partially successful. The proposed work allows to affirm the existence of methods that, if well targeted, will certainly help in the development of the student's reasoning and, consequently, in the teaching-learning process, especially in the 7th grade class. The final conclusion allowed to highlight the main aspects of the research, in which we can consider that, when it comes to learning, it is necessary to understand that both the teacher and the student need time of teaching and learning, respectively, for learning to occur in a significant way. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4358043J8&tokenCaptchar=03AGdBq27mWwZMBQx56mTZJxZb8e0y0m55cClY7A8rkzZzMEloOU7hYXHor6QT9Z0PU2cfp7o-1Z-OH8crVhsusrTHdVaFZ6Tzn6dWwLdAuOTC3EPIjgNN98QHQszSgq-AIsB3KG7iR1Myv9eB952wglLwfePcQIg5xmx2CtLgsznGPdxKg6zgQDJ_3GNcCpqOnXFPrWwHyj8ASkyRzHFmPZpjttB6wBpMejHqJpnv0Ky-juKMhso6S9WKrQxlkZAxSWRKJjvGyLWs9tuiRpCiK0WKkWh3yQbpSY4vOPI_pTVrDIbiA1VeE0ECneeOGGOfMOyEbFWwPtOooHcnrvSTTKFDWZYrR18vX1AgpgMQcEdSXyr7zC4hN_L8nxZuUrmA9zRdmdhXuvir6frYTW6pf9tMV9SqXxFgawUVQYV41AoguDmKu_Ef4UiW12nsLeLv4qm2w4V8zEsLQ-UVC_iLoABf2JkFhSNYhQ | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DINIZ, Danilo Pereira.pdf | 980,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons